Confinamento meia boca pode levar a mais lockdown

A pressão está no lugar errado: empresários têm que apertar Brasília.

A moda começou com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, que antecipou vários feriados para diminuir o ritmo da cidade e desaguou num feriadão. O governador do Rio, Cláudio Castro, aderiu e, não satisfeito em antecipar, criou 3 feriados e gerou um frankenstein, em que a folga vale para alguns, mas não para outros.

O que faltou foi coragem política para comandar um confinamento, fechamento, lockdown ou como preferir chamar. Paralisação pela metade pode acabar tendo efeito algum sobre a escalada da pandemia, levando a estender o lockdown – como já anunciou São Paulo nesta sexta-feira. Pior: se vier a Castrofolia, como ironizou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pode acabar gerando, daqui a 15 dias, mais casos de Covid.

O Governo Federal tem papel central nesse confinamento meia boca. Ao retardar o pagamento do auxílio emergencial e tomar medidas tímidas de apoio a empresas, deixa de cumprir seu papel. A Firjan – que tanto reclama de feriados e engoliu 3 de uma vez – e outras entidades deveriam pressionar Brasília em vez de ficar criando uma falsa opção entre saúde e economia. Sem a primeira, a outra não decola.

Lembrem-se que, no final do ano passado, comerciantes foram às ruas de Manaus protestar contra o fechamento, e o governo cedeu. Em janeiro, o resultado explodiu nos hospitais e cemitérios. O exemplo contrário vem de Araraquara: após adotar um confinamento (quase) rigoroso, de dez dias, há pouco mais de um mês, comemorou nesta sexta 24 horas sem mortes por Covid.

 

Mais voos

Única companhia aérea dos EUA a manter operação diária e direta entre EUA e o Brasil durante a pandemia, a United não parece se preocupar com o fato de o centro da Covid ter se instalado aqui. Vai manter voos diários entre São Paulo e Houston e Nova York e aumentará a operação, com 4 voos semanais SP–Chicago e 5 entre Rio e Houston.

 

Cliente satisfeito

Nove entre 10 consultores declararam que são conhecidos por indicação de cliente satisfeito, segundo o Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil.

 

Escorpião

O lucro da Globo Comunicação e Participações caiu 77,7% (para R$ 167,8 milhões), e o faturamento, 11%. A empresa atribui a queda no lucro à alta do dólar sobre a dívida externa. Deveriam reclamar com o Paulo Guedes, que tanto defendem em seus noticiários.

 

Rápidas

Debate sobre vacinação nesta segunda contará com o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, e Moisés Cohen, presidente do comitê médico da Federação Paulista de Futebol. No Facebook  *** Quatro delegadas da Polícia do Rio de Janeiro participarão, nesta segunda, às 17h, de debate sobre o combate à violência contra a mulher na pandemia, no canal TVIAB no YouTube *** A empresa britânica de auditoria e consultoria Russell Bedford Brasil promoverá o evento “Comex: Entendendo os regimes especiais para empresas de Óleo e Gás”, nesta terça, às 17h. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Promoção do Carnaval na França

Peças do embaixador de Turismo do RJ Alain Tailard estarão na exposição.

Elerj terá curso de pós-graduação em Orçamento

Convênio prevê aulas sobre Fiscalização e Controle.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.