Confinamento meia boca pode levar a mais lockdown

A moda começou com Bruno Covas, prefeito de São Paulo, que antecipou vários feriados para diminuir o ritmo da cidade e desaguou num feriadão. O governador do Rio, Cláudio Castro, aderiu e, não satisfeito em antecipar, criou 3 feriados e gerou um frankenstein, em que a folga vale para alguns, mas não para outros.

O que faltou foi coragem política para comandar um confinamento, fechamento, lockdown ou como preferir chamar. Paralisação pela metade pode acabar tendo efeito algum sobre a escalada da pandemia, levando a estender o lockdown – como já anunciou São Paulo nesta sexta-feira. Pior: se vier a Castrofolia, como ironizou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pode acabar gerando, daqui a 15 dias, mais casos de Covid.

O Governo Federal tem papel central nesse confinamento meia boca. Ao retardar o pagamento do auxílio emergencial e tomar medidas tímidas de apoio a empresas, deixa de cumprir seu papel. A Firjan – que tanto reclama de feriados e engoliu 3 de uma vez – e outras entidades deveriam pressionar Brasília em vez de ficar criando uma falsa opção entre saúde e economia. Sem a primeira, a outra não decola.

Lembrem-se que, no final do ano passado, comerciantes foram às ruas de Manaus protestar contra o fechamento, e o governo cedeu. Em janeiro, o resultado explodiu nos hospitais e cemitérios. O exemplo contrário vem de Araraquara: após adotar um confinamento (quase) rigoroso, de dez dias, há pouco mais de um mês, comemorou nesta sexta 24 horas sem mortes por Covid.

 

Mais voos

Única companhia aérea dos EUA a manter operação diária e direta entre EUA e o Brasil durante a pandemia, a United não parece se preocupar com o fato de o centro da Covid ter se instalado aqui. Vai manter voos diários entre São Paulo e Houston e Nova York e aumentará a operação, com 4 voos semanais SP–Chicago e 5 entre Rio e Houston.

 

Cliente satisfeito

Nove entre 10 consultores declararam que são conhecidos por indicação de cliente satisfeito, segundo o Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil.

 

Escorpião

O lucro da Globo Comunicação e Participações caiu 77,7% (para R$ 167,8 milhões), e o faturamento, 11%. A empresa atribui a queda no lucro à alta do dólar sobre a dívida externa. Deveriam reclamar com o Paulo Guedes, que tanto defendem em seus noticiários.

 

Rápidas

Debate sobre vacinação nesta segunda contará com o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, e Moisés Cohen, presidente do comitê médico da Federação Paulista de Futebol. No Facebook  *** Quatro delegadas da Polícia do Rio de Janeiro participarão, nesta segunda, às 17h, de debate sobre o combate à violência contra a mulher na pandemia, no canal TVIAB no YouTube *** A empresa britânica de auditoria e consultoria Russell Bedford Brasil promoverá o evento “Comex: Entendendo os regimes especiais para empresas de Óleo e Gás”, nesta terça, às 17h. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

Pluft! Diferença entre realidade e ficção

Ainda não se leu nada sobre a falsificação ou mercado paralelo da dieta medicamentosa preventiva à Covid.

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Rádios FM poderão antecipar aumento de potência e área de cobertura

Antes, emissoras só podiam solicitar mudança a cada dois anos e de forma gradual.

Mudanças no câmbio abrem caminho para o Pix internacional

Propostas da Consulta pública são os primeiros passos para colocar em prática o sistema de transferências instantâneas com o exterior.

Taxa de empréstimo pessoal tem pequena alta em abril

Segundo o Procon-SP, a taxa média de empréstimo pessoal foi de 6,1% ao mês.

Mercados com poucas oscilações

PEC fura-teto preocupa.

Por preços de combustíveis, IPCA deve desacelerar

Por outro lado, os preços dos serviços devem continuar em patamares baixos, influenciados pelas medidas de restrição e pelas fracas condições do mercado de trabalho.