O órgão fiscalizador eleitoral de Turquia anunciou nesta segunda-feira que a eleição presidencial do país terá segundo turno em 28 de maio, já que nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos no turno inicial. “De acordo com os resultados, observou-se que nenhum candidato presidencial conseguiu votos suficientes para ser eleito presidente. Nosso conselho decidiu ir para o segundo turno das urnas em 28 de maio de acordo com as leis”, disse Ahmet Yener, chefe do Conselho Eleitoral Supremo.
O atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, venceu o primeiro turno com 49,51% dos votos, enquanto seu rival Kemal Kilicdaroglu ficou com 44,88%, disse Yener, acrescentando que Sinan Ogan, o terceiro colocado, teve 5,17% dos votos.
Erdogan, junto com seus parceiros de coalizão nacionalista, conquistou a maioria no Parlamento. Após a segunda volta das votações entre Erdogan e Kilicdaroglu, quem obtiver mais votos será o próximo presidente turco, de acordo com a lei turca.
O apoio de Ogan a Kilicdaroglu é visto como complicado, devido ao apoio do segundo colocado ao partido nacionalista curdo.
A participação eleitoral foi de 88,92% nas eleições presidenciais e parlamentares de domingo, observou Yener. Cerca de 61 milhões de eleitores estão registrados para votar nas eleições turcas.
As pesquisas uma vez mais erraram, já que apontavam uma vantagem, talvez até com vitória em primeiro turno, para Kilicdaroglu.
Com Agência Xinhua