Confiável

Comentário, entre ferino e desiludido, de um economista amigo da coluna: “Um marciano que descesse em Paris em plena campanha e olhasse os dois programas de governo – o do Hollande e o do Sarkozy – não conseguiria em absoluto entender qual seria a diferença entre eles. Você vai ver o desastre que vai ser seu (de Hollande) governo. Vai fazer um governo mais à direita e com mais austeridade do que o que se propunha a fazer o Sarkozy, anote o que estou dizendo, até para provar que é “confiável” para os “mercados”. E prevê: “Ele vai levar o PS a ficar afastado do governo pelos próximos 20 anos, depois do término do seu mandato…”.
Finalmente, conclui: “Vem uma crise por aí, a situação econômica da França é muito difícil e o Hollande não tem propostas consistentes. Os preços dos imóveis vão cair – e muito, na minha opinião.”

Sopro
Já um analista político, menos pessimista, afirmou: “Qualquer pessoa de esquerda deve estar aliviada com este resultado das eleições francesas. Não por Hollande ser algo muito especial. Talvez seja justamente o contrário, um “Obama europeu”. Mas pode significar algum sopro de novidade na mesmice do seu continente.”

Patrimônio genético
O Tratado de Budapeste e a Convenção da Diversidade Biológica (CDB), a Rio+20, o Protocolo de Nagoya e outros assuntos constam da oficina “Acesso ao Patrimônio Genético e Repartição de Benefícios”, que a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) realiza nestas quinta e sexta-feiras, no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever pelo site www.abifina.org.br

E-leão
Com o objetivo de apresentar as novidades de serviços e de ferramentas disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e em sua página na internet, a Receita Federal do Brasil (RFB) oferecerá treinamento aos profissionais contábeis, na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), na próxima quinta-feira, das 14h às 16h. O analista tributário da RFB Jorge Viana apresentará temas como diferenças entre procuração eletrônica e procuração RFB; declarações, malha e cópias; consulta situação fiscal previdenciária; parcelamento web previdenciário; entre outros. Para se inscrever, acesse www.sescon-rj.org.br

Desenvolvimento
A Rede Desenvolvimentista, coordenada pelo economista Ricardo Carneiro, da Unicamp, realiza, de terça a quinta-feira, o seu segundo encontro, tendo como tema: “Desenvolvimento e Crise Global: impactos no Brasil e na América Latina”. O evento será transmitido pelo portal da redeD (www.reded.net.br) e também pelos portais das instituições parceiras no link www.rtv.unicamp.br/aovivo/canal3/

Planejamento
Já o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) realiza, nesta terça-feira, na sua sede, em Brasília, o seminário Brasil em Desenvolvimento 2011 – Estado, Planejamento e Políticas Públicas, cujas apresentações e debates marcam o lançamento de publicação homônima, uma das mais importantes do Ipea, que faz parte da série O Estado de uma Nação.

Classificados
De uma fonte de Brasília: “Um passarinho me contou que a Dilma está procurando um jeito de tirar, o quanto antes, o senador Sergio Machado da presidência da Transpetro.”

Artigo anteriorSem isonomia
Próximo artigoBonificação
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Vacinas vendidas por até 24x o custo de produção

Aliança denuncia altos lucros dos laboratórios.

Energia rara e cara

Modelo equivocado colocou Brasil entre os campeões de tarifas elevadas.

União perde bilhões de dólares no petróleo

Lei isentou campo mais produtivo de pagamento de participações especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Aprovada MP que simplifica abertura de empresas

Texto prevê a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades classificadas como de risco médio.

Auxílio impulsiona captação da poupança: R$ 6,37 bi em julho

Depósitos superam retiradas pelo quarto mês seguido.

Bahia e Sergipe exercerão direito de preferência em relação à Gaspetro

Privatização pode levar a monopólio de 2/3 do gás canalizado do país.

Câmara aprova projeto que privatiza os Correios

Nos EUA, ninguém pensa em abrir mão do serviço estatal.

Banco Mundial fez desembolso recorde para América Latina

Recursos para combater efeitos da pandemia na região que concentra 1 em cada 3 mortes globais.