Começa neste domingo o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), que traçará as estratégias para o País nos próximos cinco anos. Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCC, entregou um relatório de trabalho à sessão plenária do 19º Comitê Central, nesta quarta-feira.
Ao longo do ano passado, destacou o Comitê Central, enfrentando uma situação internacional complexa e desafiadora e as exigentes tarefas de avançar na reforma, a China conseguiu promover o desenvolvimento e manter a estabilidade.
Os últimos cinco anos desde o 19º Congresso Nacional do PCC foram incomuns e extraordinários, disse o comunicado. “O Comitê Central do PCC, com o camarada Xi Jinping em seu núcleo, levantou a bandeira do socialismo com características chinesas e uniu e liderou todo o Partido, as Forças Armadas e pessoas de todas as classes sociais.”
A avaliação é que conseguiu completar “a missão histórica de construir de forma integral uma sociedade moderadamente próspera e assim alcançar a meta traçada para o primeiro centenário, e embarcar em uma nova expedição rumo à construção integral de um país socialista moderno e avançar para alcançar a meta traçada para o segundo centenário”, disse o comunicado.
A sétima sessão plenária decidiu admitir Ma Guoqiang, Wang Ning e Wang Weizhong como membros do 19º Comitê Central do PCC. Eles haviam sido membros suplentes do comitê. A sessão também aprovou a expulsão de Fu Zhenghua, Shen Deyong e Zhang Jinghua do PCC, bem como a punição de Li Jia, que foi afastado de seu cargo no partido.