Consultoria companheira

Que mensalão que nada! Pelo menos em relação a dissidentes, mais sofisticado e eficaz como mecanismo de cooptação é oferecer assessorias pagas por estatais. Uma das encomendas mais usuais é a contratação de papers sobre a situação de países, sobre os quais uma boa consulta ao Itamaraty resolveria e cujos pagamentos ficam fora do alcance da tesoura do superávit primário que mantém o país estagnado.

Higienização
Quem compara o noticiário das emissoras brasileiras de televisão com o da CNN Espanhol sobre a cobertura da invasão do Líbano por Israel nota diferença distintiva de dois tipos de jornalismo. Enquanto nas primeiras, as mortes de libaneses aparecem desacompanhadas dos responsáveis por elas, na segunda, os autores são as tropas israelenses e as vítimas têm nome e sobrenome.

Fora de mão
O mercado mundial de computadores de mão – como o Palm – teve seu décimo trimestre de declínio consecutivo. De acordo com o estudo Worldwide Handheld Qview, da IDC, os fabricantes venderam, no segundo trimestre deste ano, 1,4 milhão de aparelhos, uma queda de 26,3% comparado ao mesmo período de 2005. No primeiro semestre do ano a venda somou 2,9 milhões de unidades, 21,4% menor em relação aos seis primeiros meses de 2005. Uma das causas da queda é a mudança para dispositivos móveis convergentes (por exemplo, smartphones, celulares com funções de computadores de mão).

Pai
O presidente das Instituições da Boa Vontade, José de Paiva Netto, recebeu, na Câmara Municipal de São Paulo, o prêmio Pai de Projeção Nacional, em reconhecimento à incessante dedicação de 50 anos à causa da LBV.

Ser feliz
O Gallup Management Journal avaliou trabalhadores norte-americanos para pesquisar sua percepção de como a felicidade e o bem-estar afetam seu desempenho no trabalho. Os pesquisadores examinaram os fatores que mais influenciam os funcionários engajados (27% dos entrevistados) daqueles que não são engajados (59%) ou ativamente desengajados (14%). Em resposta à pergunta “quanto de felicidade você diria que vem da sua vida profissional?”, 45% dos funcionários engajados disseram que uma boa parte de sua felicidade vem da vida profissional, contra apenas 19% dos desengajados e 8% dos desengajados. Os resultados, segundo o Gallup, mostram uma forte relação entre a felicidade do funcionário e o engajamento do local de trabalho.
Funcionários felizes e engajados têm uma probabilidade muito maior de ter uma boa relação com seu chefe, são melhores preparados para novos desafios e mudanças, sentem que são melhores avaliados por seus empregadores, controlam melhor o stress e são muito mais satisfeitos com suas vidas.

Marco
O presidente da CVM, Marcelo Trindade, e o professor da Harvard Law School Mark J. Roe estarão no seminário internacional para debater a influência dos ambientes regulatórios na crescente sofisticação dos mercados de capitais, promovido pelo Ibmec no próximo dia 17, no Rio. Informações e inscrições: (21) 3284-4000.

Rádio livre
Enquanto o presidente Lula prossegue a política do Governo FH de perseguição às rádios comunitárias, no Chile a presidente Michelle Bachelet assumiu publicamente o compromisso de criar uma legislação a favor do setor. O anúncio foi feito em discurso durante a comemoração dos 50 anos do Colégio de Periodistas de Chile: “Me parece que, em matérias de legislação, não devemos esquecer as rádios comunitárias. Esses meios de comunicação, tão próximos da população, tão dinâmicos em nível local e tão pujantes em todo país, precisam neste momento de uma lei que as regulamente com precisão”, afirmou Bachelet, segundo o boletim eletrônico Prometheus.

Colônia
Pela quantidade de anúncio sobre o estado na Globo Internacional, a quantidade de goianos vivendo nos Estados Unidos deve equivaler à soma de paulistas e cariocas.

Artigo anteriorE o salário ó!
Próximo artigoFora do ar
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Nos EUA, assistência a trabalhadores que ganham pouco custa US$ 107 bi por ano ao governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

MPEs veem oportunidades geradas pela crise

Principal mudança foi alocação de recursos para trabalhar e atender remoto, seguida por investimentos em tecnologia para vendas não presenciais.

Mudança de sinais

Terça começou tensa para os mercados de risco no mundo; hoje, a expectativa para o dia é de Bovespa seguindo em recuperação.

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

Eles são representantes da União no Conselho da empresa, petrolífera divulgou nota ontem à noite.

Biden quer estados priorizando vacinação de professores

Presidente americano pediu que educadores recebam pelo menos uma dose de vacina.

PEC fiscal e lockdown ficam no radar em dia de PIB

Em Nova Iorque, as pressões dos treasuries e a queda das companhias de tecnologia tiveram forte impacto nas Bolsas.