Consumidor busca alternativa aos preços altos na Páscoa

Em tempos de crise, uma administradora de cartões de crédito próprios de supermercados, a DMCard, foi surpreendida por um pedido feito por 70 das 122 redes com que trabalha: elas querem o parcelamento no cartão para alavancar as vendas nesta época. A empresa diz que não é uma solicitação comum ao negócio. “É a primeira vez que recebemos pedidos para oferecer parcelamento de compras nos cartões de marca própria apenas para um período específico”, conta Mauricio Meneghetti, gerente Comercial da DMCard, que vai atender à demanda dos clientes, negociando parcelamentos que podem chegar a seis vezes.

A equação desemprego e inflação deve levar a um encolhimento de 3% nas vendas de ovos de chocolate nesta Páscoa – e não são poucos os comerciantes que acham este número otimista. Apesar da queda, os preços continuam elevados, e a razão não é somente uma questão de custos: comparando o preço do quilo de chocolate em ovos e em barras, a variação de preços pode variar de 70% a 277%. O mercado cartelizado favorece esta distorção.

Como alternativa, surgem os ovos caseiros ou de pequenas lojas artesanais. A administradora paulistana Simone Freire, a frente da loja O Jardim das Delícias, localizada em Interlagos (SP), especializada em doces caseiros, investiu na produção de chocolates para aumentar seu faturamento nesta época. “Esta é uma época em que o consumidor quer mesmo é comprar chocolate, então estamos oferecendo opções desde ovos de Páscoa recheados até bombons decorados, com preços convidativos” conta Simone.

No mercado virtual Mercado da Gula, especializado em comercialização de comida por encomenda, as vendas em março devem ser 38% superiores às dos demais meses, prevê Bruno Souza, sócio do site, “isso motivado pela venda de chocolates, ovos de Páscoa e colomba pascal” conta o empresário.

Em copo d’água

Tudo bem que o ministro Aloizio Mercadante não é tido nem por seus pares como o político mais simpático do mundo, mas a gravação feita por um assessor do senador Delcídio do Amaral tem quase nada de comprometedor.

Integração regional

O senador e ex-presidente do Uruguai José Alberto Mujica, o Pepe Mujica, disse nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu (PR), que a integração dos países da América Latina será um passo obrigatório para a região enfrentar a formação de grandes blocos econômicos, como a União Europeia e o Pacto do Pacífico, que reúne gigantes como Estados Unidos, México e Japão.

Tortura

O Manual 1.4 do eSocial está mais completo em comparação aos anteriores, mas ainda transfere para o empregador boa dose de cálculos e informações que deveriam ser feitas pelo sistema. Segundo Dilma Rodrigues, sócia-diretora da Attend Assessoria, há um amadorismo na área de automação do sistema, visto que a maioria dos procedimentos ainda está manual e exige um entendimento técnico com relação aos cálculos, para conseguir desempenhar um desfecho correto de contrato de trabalho com os empregados domésticos.

Hipocrisia

A cúpula do PMDB do Rio de Janeiro pediu ao ex-governador Sergio Cabral que intervenha no Governo Pezão.

Rápidas

O Instituto Tecnológico Hahnemann inicia este mês o curso tradicional de Formação em Ciência da Homeopatia. O aluno receberá certificado para fins de registro e expedição de alvará de Terapeuta Homeopata. Haverá aulas no Rio, São Paulo, Indaiatuba, Ribeirão Preto e Brasília. Informações no www.homeopatias.com ou pelo telefone 3003-6777 (custo de ligação local em qualquer cidade brasileira). *** A Starrett do Brasil anunciou Christian Arntsen na vice-presidência da companhia e José Antônio de Góes Vieira na Gerência Comercial *** A Associação Nacional das Corretoras (Ancord) realizará em São Paulo, dia 19, das 9h às 17h, o curso “Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, com Luiz Felipe Amaral Calabró, gerente Jurídico da BM&FBovespa. Informações pelo e-mail [email protected] *** O empresário britânico Richard Branson será um dos principais palestrantes do Sage Summit em 2016, encontro mundial de empresários e líderes de pequenas e médias empresas, que ocorrerá de 25 a 28 de julho, com a previsão de reunir mais de 20 mil empresários de todo o mundo em Chicago, EUA. Para saber mais sobre o encontro e participar, visite: www.sage.com/sage-summit *** O empresário José Luiz Gandini, da Kia Motors do Brasil, assumiu nesta terça-feira a presidência da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que completa 25 anos *** Netnografia: reconhecer a jornada comportamental e o padrão do consumo na rede, seja por intermédio da “mineração” de dados sociais, pela correta utilização dos símbolos, e imagens, ou pela construção de ícones midiáticos. Este é o tema do curso de quatro noites que será ministrado por Tatiana Melani Tosi na Madia Marketing School. Inscrições e informações: (11) 3065-6452 ou www.madiamarketingschool.com.br *** Paulo Alonso falará sobre “A importância do marketing para as organizações sociais”, dia 21, no Lions Internacional (Rua México, 11 – sala 1.802, em frente ao Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.

Covid: uma em cinco gestantes e puérperas mortas não tem acesso a UTI

Trabalhador que se recusa a tomar vacina contra a Covid-19 pode ser demitido por justa causa.

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.

Fitch:1ª emissão de debêntures da Rodovias do Brasil tem rating AA-

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ à primeira emissão, em série única, de debêntures da Rodovias do Brasil Holding S.A....