Consumo fraco mantém inflação artificialmente baixa

Empresas não conseguem repassar aumento dos custos, o que leva a fechamentos e menos empregos.

Enquanto a inflação ao consumidor deve ter ficado negativa em junho, o índice ao produtor segue em alta. Na última coleta do índice (entre 21 de maio e 20 de junho) apresentou inflação de 1,15% em 30 dias. Estes custos, se não repassados ao consumidor final, diminuem as margens das empresas. “Quando o descolamento é sistemático, há risco de que os participantes tenham suas atividades inviabilizadas e sejam expulsos mercado”, explica a Mapfre Investimentos.

Há duas possibilidades para o médio prazo, na avaliação da consultoria: ou a economia deixa para trás a anemia em que se encontra e os varejistas conseguem repassar o aumento dos custos, ou os custos ao produtor começam a ceder, dando sobrevida aos produtores e varejistas. “Caso nenhum destes cenários se consolide, devemos continuar assistindo à saída de ofertantes nas esferas produtiva e varejista.”

Tradução: economia andando para trás.

 

Turismo virtual

Sete em cada dez cariocas já compraram produtos turísticos pela internet, revela pesquisa com 2 mil moradores da cidade do Rio de Janeiro, feita por telefone, para entender os hábitos de consumo virtual de viagens e afins.

Não é coisa de jovem: um terço dos que viajaram pela rede têm mais de 50 anos. A maior parte dos cariocas recorre a agências virtuais (35%), vindo a seguir sites de reserva de hotéis (27%), das empresas aéreas (23%) e de programas de milhagem (15%).

A pesquisa, feita pelo Portal Consultoria em Turismo, Escola Técnica de Turismo Cieth, Fundação Cesgranrio e a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com o apoio da Sergio Castro Imoveis, foi realizaram de 14 a 29 de junho e coordenada pelo professor Bayard Boiteux. A margem de erro é de 2,2%.

 

Mestre das cores

Chegaram a dizer a Walter Firmo que ele “fazia um desserviço à verdade jornalística”, por manipular as emoções dos leitores. Mas também por isso ele foi sendo requisitado pelos repórteres. “Eu mostrava uma outra vertente, uma outra verdade. A verdade nunca é uma só”, explica o fotógrafo de 82 anos de nascimento, que há quase 65 contribui com seu olhar para a Fotografia.

A exposição Reinventando Firmo será a primeira do artista em muitos anos com inéditas. A série de Paris divide espaço com os clássicos retratos coloridos que deram fama mundial a Firmo, reconhecido em diversas listas como um dos maiores fotógrafos do mundo.

A mostra entrou em cartaz na Galeria Indoor, no bairro do Flamengo, Zona Sul carioca. Todas as obras expostas na galeria estão à venda. Eventos de portas abertas acontecem sempre na abertura e encerramento das exposições, além de algumas outras datas agendadas pelos organizadores. Fora isso, as visitas devem ser agendadas pelo telefone: (21) 99638-0418.

 

Sina

Pelo LIDE, Dória condecorou André Esteves, e André foi preso. Depois condecorou Eike Batista, e Eike foi preso. Depois condecorou Marcelo Odebrecht, e Marcelo foi preso. Depois condecorou Michel Temer, e Michel foi preso. Agora, por SP, Dória condecora Sérgio Moro. Mirando 2022?

 

Rápidas

A Novartis anuncia Renato Carvalho como novo presidente no Brasil, substituindo Alexandre Gibim, que assumiu funções internacionais dentro da companhia *** O XI Fórum de Desenvolvimento das Lideranças Empresariais na Saúde acontecerá nesta quarta, às 19h, na FGV do Rio. Inscrições: educacao-executiva.fgv.br/rj/rio-de-janeiro/eventos/xi-forum-de-desenvolvimento-das-liderancas-empresariais-na-saude?geo-popup=hide *** O espetáculo Sítio do Picapau Amarelo abre a temporada de julho do projeto Teatrinho Infantil do Passeio Shopping neste sábado, às 14h *** Até 8 de julho, o Shopping Grande Rio arrecadará livros para os alunos do Instituto Reação, do ex-judoca brasileiro Flávio Canto. Servem publicações novas ou usadas, de literatura infantil e infanto-juvenil, em bom estado de conservação *** A dança e música charme é a grande protagonista do espetáculo People, que estreia no dia 5, às 20h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, situado no Teatro Angel Viana, na Tijuca *** O Carioca Shopping realiza o “Esquenta de Arraiá”, dias 5, 6 e 7, com música sertaneja, forró e animação infantil, com direito a corrida de saco e ovo na colher *** A Mostra Cine Cultura ACRJ exibe o filme Como Era Gostoso o Meu Francês (1972) no próximo dia 16, às 18h, na Associação Comercial do Rio.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

Estados reduzem ICMS, mas dólar pode elevar combustíveis

Ao menos 11 governos anunciaram queda do imposto.

Fertilizantes e óleo reduzem superávit da balança comercial em junho

Governo reduz projeção para o ano: US$ 81,5 bilhões.

Sanções contra Rússia levam inflação na Europa para perto de 2 dígitos

Preços da energia subiram 42% em 1 ano.

Emprego cresce na Espanha após mudanças na reforma trabalhista

Números ainda são influenciados pela recuperação pós-pandemia.

Preço do cobre cai 25% desde o pico em 2022

Riscos de recessão aceleraram desvalorização do metal.