Apesar de tudo, o carioca ainda mantém momentos de bom humor. O novo apelido dos telefones celulares pré-pagos é Pai de Santo, aquele que só recebe. Com as tarifas telefônicas indexadas ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), cerca de 60% dos celulares do país já são pré-pagos, nos quais o minuto custa cerca de três vezes mais do que no telefones móveis pós-pagos.
Nem aí
A tentativa do presidente do Banco Central, Armínio Fraga, de transferir para supostos efeitos eleitorais a responsabilidade pelo calote de cerca de R$ 3 bilhões que o BC aplicou nos investidores de renda fixa fornece uma boa amostra de como atua a nomenclatura econômica. Na alta, se atribuem os louros dos supostos êxitos dos fundamentos da política econômica. Na baixa, transferem para os políticos, inclusive aqueles fora do governo, o ônus dos seus monumentais erros. E na quebra, se mandam para Washington, para exercer em outras paragens a sapiência que não conseguiram exercitar quando faziam seus próprios países de cobaia.
A primeira vez
O casuísmo evocado pelo Banco Central para justificar o calote nos aplicadores em renda fixa salta ainda mais aos olhos porque, como lembra Luís Fernando Lopes, estrategista-chefe do Banco JP Morgan, desde a criação das Letras Financeiras do Tesouro, em 1980, elas nunca foram avaliadas pelo seu valor de mercado, mas sempre pelo seu valor de face. Aliás, não por acaso, como destaca o mesmo Lopes, os fundos de renda fixa eram considerados “um porto”.
Marcador
Novo jargão incompreensível pelos simples mortais se soma aos horríveis “governança corporativa”, “swap solteiro” e assemelhados nas páginas econômicas dos jornais: “marcação a mercado”. Que ficaria melhor na seção de esportes: lembra o volante Emerson fazendo compras com a patroa.
Curto-circuito
As tarifas de energia deverão ter um aumento acima da inflação entre 3% e 10% no próximo ano, dependendo do cenário político desenhado pelas eleições presidenciais. Se ganhar um candidato alinhado com a atual linha política liberal, a alta será maior. Se, como se desenha, a oposição vencer, o reajuste deve ser menor (3%). Em um cenário político de linha desenvolvimentista, os reajustes chegariam a 7% acima da inflação. A projeção foi feita pelo Comitê Técnico para Estudos de Mercado, ligado ao Ministério de Minas e Energia e à Eletrobrás. Serra, ex-ministro da Saúde e candidato oficial, levou mais uma bola nas costas.
Posto vago
Os países industrializados estão com “clara postura procastinatória” em relação a um projeto de desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e socialmente justo, avalia o presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Fernando Almeida. Ele voltou de Bali esta semana, depois de participar, como representante do setor empresarial brasileiro, da última reunião preparatória da Rio+10, a conferência mundial da ONU que ocorrerá daqui a menos de três meses na África do Sul.
Na avaliação de Almeida, falta uma liderança internacional que consiga articular uma posição de consenso entre os países em desenvolvimento, o chamado Grupo G77.
Lula verde
Ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente, o pré-candidato do PT à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu em Santo André (SP) uma proposta de política para o meio ambiente elaborada por entidades, parlamentares e militantes do partido. No texto – uma revista de 60 páginas – são destacados 13 itens prioritários, entre eles a criação de uma Bolsa-Verde e de um plano nacional de saneamento ambiental; a revisão da política nacional de biodiversidade; a criação de programas revitalização das águas, de convivência com o semi-árido e de compensação financeira, com base na renda mínima e na bolsa-escola, para atender a populações agroextrativistas.