Conta inadmissível

Elevar o recolhimento do FGTS feito pelas empresas de 8% para 9% é inadmissível, da mesma forma que aumentar de 40% para 50% a multa pagar na demissão injusta estimula a informalidade no mercado de trabalho. A crítica foi feita pelo presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), Roberto Kauffmann, que condena a proposta feita pelas centrais sindicais de trabalhadores para o pagamento dos expurgos nas contas do Fundo de Garantia. O sindicato também não concorda com aumento da remuneração sobre os empréstimos do FGTS, pois inviabilizaria os financiamentos para habitações populares. A proposta do Sinduscon-Rio passa pelo realinhamento da taxa de juros aplicada no retorno da dívida rolada de estados e municípios com o Fundo de Garantia, avalizada pelo governo federal. Segundo Kauffmann, essa solução capitalizaria o patrimônio líquido do FGTS, sem aumento de despesas nem de juros para o financiamento da habitação.

Força
Apesar de poucas novidades – talvez a única expressiva seja a volta à pauta do nome do ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio – a entrevista do senador Antonio Carlos Magalhães a uma revista semanal trouxe pelo menos duas estocadas contra o presidente FH. Na primeira, ACM, comentando as demissões de ministros ligados a ele, disse que “todo homem fraco tem medo de que alguém mande nele”. Em outra parte, completou: “Tenho certeza de que (FH) vai tirar (os corruptos). Forçado por mim, mas vai tirar.

Contra fugas
Outro radar para detectar túneis será testado hoje, às 10h, no Complexo Penitenciário de Bangu. O equipamento, sueco, tem condições de analisar o solo até uma profundidade de 40 metros, detectando construção de qualquer material – concreto, ferro, plástico, madeira – e até o nível de água do subsolo. O teste será realizado pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop). Se o aparelho for aprovado, será recomendado aluguel ou compra do radar para uso pelas secretarias de Justiça e Segurança.

Nordeste
Destinado a todos os prefeitos da região, acontece de amanhã a sexta-feira o Seminário Internacional Gestão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Banco do Nordeste, em Fortaleza. O evento, que deve reunir também secretários municipais, tem por objetivo fortalecer a capacidade de gestão das políticas locais de desenvolvimento.

Corrente
Apesar de já circular na Internet há pelo menos dois anos, uma “corrente” pedindo ajuda para as mulheres do Zimbabwe continua comovendo incautos. O texto do e-mail pede que seja enviado um abaixo-assinado com pelo menos 300 nomes para um endereço de uma universidade norte-americana, protestando contra o suposto tratamento cruel a que são submetidas as mulheres daquele país africano e pedindo a intervenção da ONU. Quem enviar o e-mail receberá de volta uma mensagem automática informando que foi vítima de uma espécie de “trote” virtual.

Subsídio
Estudo do professor Marcos Jank, da Universidade de São Paulo, revela que os subsídios à agricultura americana cresceram mais de 300% nos últimos dez anos, chegando hoje à casa de U$ 32 bilhões ao ano. Jank calcula também que mais de 50% da renda líquida do agricultor americano não é resultante de seu trabalho, mas de pagamentos do governo.

Artigo anteriorPesquisa
Próximo artigoLiberdade
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.

Confiança da indústria e dos serviços caem em fevereiro

Níveis de Utilização da Capacidade Instalada também recuaram: o da indústria caiu 0,8 ponto percentual; e do serviço, 1 ponto.

Mau humor alastrando

Ontem, o mau humor dos investidores se fez presente no mundo e trouxe reviravolta para os mercados.