Conteúdo nacional

Além de apoiar as exportações, o Banco de Comércio Exterior da Venezuela (Bancoex) investe na substituição de importações que têm impacto forte na balança comercial. “Nos financiamentos, o valor agregado, em moeda nacional, não pode estar abaixo de 30%. Ou seja: não queremos transformar nossas empresas em maquiladoras”, afirmou a vice-presidente de Promoção e Financiamento Produtivo do Bancoex, Marivel Rosario.

Anti-anexoria
O Senado deu o primeiro passo para banir as modelos anoréxicas das passarelas e das campanhas publicitárias. Baseado em estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou projeto de lei que restringe a participação em eventos publicitários de profissionais com Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 18. A matéria será apreciada, agora, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo. Ou seja, se aprovada segue para a apreciação da Câmara dos Deputados sem precisar ser votada no plenário do Senado.

Tendência mundial
A relatora do projeto, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), defendeu a intervenção do Estado para evitar que a saúde de jovens sejam colocada em risco por causa de um glamour social. Segundo a OMS, pessoas com IMC abaixo de 18 desenvolvem um quadro de subnutrição crônica e anorexia nervosa que pode levar a outras doenças como a bulimia. A relatora lembrou ainda que países como Espanha e Itália, nos quais a indústria da moda tem peso relevante na economia, já adotaram normas semelhantes para preservar a saúde dos profissionais do setor.

Amigo gelado
A área de sorvetes da Nestlé  lança a promoção Galera Conectada. De sexta-feira agora a 31 de janeiro, a empresa distribuirá dois MP4 Sony por dia, além de dois automóveis Honda CR-V no final da promoção. Para participar, o consumidor precisa adquirir qualquer produto da linha de picolés ou cones e enviar o código que está no interior das embalagens via torpedo. Além disso, poderá indicar um amigo via Internet ou portal Wap. Quanto mais amigos indicar, mais chances tem de ganhar. A Nestlé espera um incremento de vendas das marcas participantes de 10% sobre o mesmo período de 2007.

Zero à esquerda
Quatro serviços de ligação gratuita da Assembléia Legislativa do Rio mudaram seus números desde quarta-feira, ganhando mais um zero, por determinação da Anatel: Alô, Alerj (0800 0220008), Disque Idoso (0800 0239191), Disque Criança (0800 0230007) e Disque Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (0800 0255108).

Solta a voz
Primeira edição brasileira do maior festival internacional de música coral e vocal, o Cantapueblo Brasil reunirá este final de semana, no Rio de Janeiro, mais de 50 corais do Brasil e da América Latina. As apresentações serão na Sala Cecília Meireles, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Sala Funarte Sydnei Muller e no Parque das Ruínas. No domingo, último dia do evento, o encerramento será no Morro da Urca. No mesmo dia, haverá uma cantata praiana, em frente ao Forte do Leme, que reunirá cerca de mil vozes. O repertório abrange os clássicos, passando por música colonial brasileira, cantos gregorianos e MPB. Mais informações em www.cantapueblobrasil.com.br

Marco regulatório
O Clube de Engenharia sedia, no próximo sábado, entre 9h e 18h, a “Conferência Nacional de Comunicação: Marco Regulatório no Brasil e Cenário Mundial”. O evento, que vai aprovar documento favorável à Conferência Nacional de Comunicação, contará com a presença, entre outros, dos professores Dênis Moraes (UFF) e Marcos Dantas (PUC-RJ) e Claudia Abreu, da Comunicativistas. O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco 124/25° andar, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

Dinossauros
Ainda é possível encontrar quem fale na expectativa do “mercado” com Obama, que o “mercado” vai acompanhar as propostas do novo presidente, que o “mercado” espera… Não se deram conta que o “mercado”, enquanto ente todo-poderoso, acabou – se precisarem de uma data simbólica, pode ser 15 de setembro de 2008, quando o Lehman Brothers foi para o vinagre. Desde então, o “mercado” é um espectro que vaga sem rumo, à espera de um caça-fantasma que o mande, devidamente, para o éter.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorChoque de realidade
Próximo artigoPergunte ao Meirelles
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É a saúde (além da economia), estúpido!

Vacinação e estímulos à economia andam juntos; Brasil fica para trás em ambos.

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Lula livre. Até quando?

Jurista: Necessidade de proteger Moro e os procuradores da Lava Jato.

Produtividade na indústria cai com menor produção na pandemia

Para 2021, as perspectivas são melhores, em razão do início da vacinação da população.

Demanda por bens industriais cresceu 0,6% em janeiro

Ipea apontou avanço de 6,6% no trimestre móvel encerrado no primeiro mês de 2021.

Aumenta consumo de pornô por público feminino

Relatório de site de entretenimento adulto revela que 39% do acessos são de mulheres.

Abertura de empresas tem alta de 13,4% em novembro

Segundo Serasa, sociedades limitadas impulsionaram índice; comércio teve alta estimulada por Black Friday e festas de fim de ano.