Conteúdo online voltado para o ensino e para ganhar dinheiro

Cada vez é mais possível aproveitar o conteúdo online para avanços desde a fluência do inglês das crianças a até aprender a operar como trader na bolsa.

De acordo com a pesquisa da Magnite, “CTV na América Latina: O Futuro Adiante”, realizada entre 8 e 21 de janeiro de 2021, com mais de 4 mil entrevistados, distribuídos entre Brasil, México e Argentina, 91% dos brasileiros usam streaming semanalmente (91%).

Entretanto, há também uma outra tendência: a otimização do tempo. A busca não é mais só por entretenimento, mas por programações que unam o útil ao agradável. Já que não é possível evitar os smartphones, tablets, notebooks etc, um número cada vez maior de pessoas começa a encontrar formas de tornar produtivo o tempo que passam em frente às telas.

Neste sentido, uma das alternativas que tem alcançado maior sucesso é o ensino de inglês para crianças. Foi a escolha da servidora pública Rachel Dreher. Mais de um ano em isolamento social e cansada de ver o filho de 8 anos, Eduardo Simoens perder horas e horas envolvido com conteúdos aleatórios, ela resolveu aproveitar melhor o tempo de seu filho frente à tela, ao descobrir a plataforma de streaming Fluenflix, que criou uma metodologia baseada em jogos, filmes infantis, desenhos e atividades criativas para o ensino do inglês.

Eduardo então pode conciliar o prazer de assistir trechos de entretenimentos como “Os incríveis”, “Toy Story”, “Peppa Pig”, “Sintel e seu Dragão”, com a possibilidade de participar de jogos e atividades criativas desenvolvidas para impulsionar o aprendizado de inglês. Isto sem contar com as aventuras do personagem Super Gringo, criado pela própria Fluenflix para interagir com os estudantes.

“ É gratificante saber que ele pode aproveitar todo este tempo aprendendo outra língua e se divertindo ao mesmo tempo”, diz Rachel, ao lembrar que, o aprendizado de inglês desde cedo é fundamental para a formação das crianças hoje. “A escola do Eduardo tem um bom ensino, mas fluência mesmo se aprende na prática. Ao assistir pequenos trechos em inglês, ele se acostuma com a língua. Volta e meia vem me falar de uma palavra nova ou expressão que aprendeu nos desenhos”, conta.

O americano Kevin Porter, criador e um dos sócios da Fluenflix, afirma que as dinâmicas da plataforma foram desenvolvidas para aprimorar as habilidades de escuta e compreensão, além de acrescentar novas palavras ao vocabulário e melhorar a pronúncia. São trechos, de no máximo cinco minutos, destes e de outros filmes ou episódios de séries, com legendas. Após assistir, o aluno tem a oportunidade de participar de quizzes e outras ferramentas de gameficação que demonstram o nível de aprendizado adquirido em cada exercício.

“O diferencial da Fluenflix é fazer com que o aluno aprenda através da diversão, em vez de forçá-lo a fazer mais estudos maçantes e pouco interessantes”, diz Porter, que aprendeu a falar português em uma experiência similar, assistindo novelas e tornou-se um dos professores de inglês para brasileiros de maior sucesso no Youtube, com 450 mil inscritos.

Já para os adultos, uma das opções tem sido um mergulho no mundo dos investimentos.

É o que mostra o desempenho da Top Gain, considerada a primeira TV especializada no mercado financeiro. O CEO e fundador da iniciativa, Alison Correia comemora a superação da marca de 20 mil visualizações diárias nos últimos meses.

A estratégia da Top Gain é popularizar o mundo dos investimentos substituindo a forma com a qual o assunto é tradicionalmente tratado. Em seu canal no YouTube a programação substitui os gráficos explicados por pessoas de terno e gravata utilizando expressões compreensíveis apenas por quem é do ramo, por uma linguagem mais informal traduzida para o conhecimento comum ao ponto de transformar o assunto em puro entretenimento como o que as pessoas estão acostumadas a assistir pela TV.

“Eu sempre acreditei que investir em bolsa era algo para grandes investidores e que estava distante da minha realidade. Quando descobri o canal e passei a acompanhar, percebi que a bolsa é mais democrática do que parece”, diz o profissional liberal, Luciano Toledo.

Com uma equipe composta por dez especialistas, a Top Gain aborda todos os assuntos, desde os mais complexos e sofisticados do chamado daytrade (curto prazo) até as carteiras de investimento (longo prazo). A programação fica disponível gratuitamente no canal da startup no YouTube entre 8h30 e 18h30. Com a inauguração de um novo estúdio, o planejamento é oferecer em breve programas noturnos como talk shows e outros formatos de entrevistas.

Artigos Relacionados

Urna eletrônica: TSE é acusado de ignorar a ciência

Ausência de um representante do Tribunal ao debate irritou deputados.

WePAD aproxima público das fraldas geriátricas Tena

Ação pretende ajudar consumidores a desmistificarem tabu para compra do produto.

Inflação persiste, mas economia evolui mais que o esperado

Ata da reunião do Copom da semana passada foi divulgada hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

TR-BA de GNL só teve uma oferta

Somente uma empresa compareceu na Sessão Pública presencial para abertura das propostas comerciais dos licitantes interessados no arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL...

Conselheiro de Bolsonaro elogia Suécia sem lockdown

No seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, nesta terça-feira, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ao justificar ser contrário a...

Queda do bitcoin era um movimento esperado

A criptomoeda bitcoin teve uma queda abrupta e se aproximou de US$ 34 mil nesta terça-feira, pela primeira vez em cinco meses. O recuo...

MG lança consulta pública para concessão de rodovias

Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), abriu consulta pública para o processo de concessão dos dois primeiros...

Copom: ‘Retomada robusta da atividade’ no segundo semestre

Uma semana após a última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) que aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto...