Contra interesse nacional

91

O cientista político Luis Werneck Vianna acredita que o Brasil está vivendo a “falência republicana”, com a política espetacularizada e com a cidadania rebaixada. “A República está exposta ao loteamento das suas instituições”, criticou. “Vivemos um estado de exceção permanente desde 1989, trilhando o caminho das mudanças estruturais contrárias aos interesses nacionais. Desde então, somos dirigidos por medidas provisórias e máquinas burocráticas, por causa do presidencialismo de coalizão”, disse Werneck, ressaltando que tudo tem sido feito para “blindar a economia”. Ele avalia que a social-democracia e a democracia representativa estão em xeque no mundo inteiro. “O reformismo não está mais a disposição dos agentes da mudança no mundo”, disse.

Sem risco
O reitor da UFRJ, Aloízio Teixeira, observou que, no Brasil, está evidente a impossibilidade de mudar a política macroeconômica “sob pena de ferir interesses muito poderosos”. Para ele, a crise política é fruto de campanhas eleitorais cada vez mais caras, mas não há risco de crise institucional.

Formação
Jovens recrutados, preferencialmente, no Complexo da Maré, e outras comunidades carentes receberão treinamento profissional na área de construção civil. O projeto “O Futuro em Nossas Mãos”, fruto de convênio assinado nesta segunda-feira entre a Votorantim e o Senai-RJ tem o objetivo de aumentar a perspectiva dos participantes no mercado de trabalho. A meta, até dezembro de 2005, é capacitar 400 jovens, que receberão da Votorantim um kit de ferramentas, já que emprego está difícil.

Corrida
A IX Mostra PUC, que tem como tema este ano “Saúde no trabalho: realidade ou fantasia?”, promove no dia 7 sua I Corrida e Caminhada, quando estarão sendo sorteadas duas passagens de avião, uma Rio-Paris-Rio e outra Rio-Nova York-Rio. Os interessados devem se apressar, pois o limite será de mil inscrições. Para se inscrever, basta levar um kit com material escolar, contendo um caderno e um lápis ou caneta, para um dos postos credenciados. A largada será às 9 horas no Posto 12 da Praia do Leblon. Maiores informações nos telefones (21) 3114 -1449 / 3114-1450.

Espaço Publicitáriocnseg

Azar?
Um incêndio em uma plataforma da British Petroleum (BP) no Mar do Norte levou a empresa a fechar a unidade temporariamente. O incidente não deixou vítimas. O grupo estima que o reparo e a retomada das operações da plataforma – que produz 120 mil barris diários – poderá levar semanas. O incidente acontece após a explosão ocorrida na quinta-feira da semana passada, na refinaria da empresa no Texas, que reduziu em 70 mil barris a produção de 470 mil barris por dia. Um explosão na mesma refinaria, em março, deixou 14 mortos e 170 feridos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui