O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo (Stilasp) convocou todos os funcionários da unidade da empresa Cacau Show em Itapevi, São Paulo, para aderirem a uma greve a partir das 4h30 de segunda-feira. A empresa contabiliza cerca de 2 mil trabalhadores diretos.
A empresa esta promovendo uma forma de “trabalho extenuante”. A motivação da paralisação está ligada à imposição unilateral da jornada de trabalho 6×2 (seis dias de trabalho diretos) pela empresa, por meio de acordos individuais, uma prática considerada proibida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O sindicato já havia tentado negociações com a empresa para reconsiderar a implementação desta exaustiva jornada ou oferecer uma compensação financeira aos trabalhadores afetados. No entanto, a empresa se mantém inflexível.
“Os funcionários afirmam que não buscam caridade, mas sim reconhecimento de seus direitos. A jornada 6×2, além de ser ilegal, impacta a organização dos compromissos familiares e a saúde física e mental dos trabalhadores”, afirma o presidente do Stilasp, Carlos Oliveira.
Diante da falta de solução e atendendo aos inúmeros pedidos dos trabalhadores prejudicados, o Sindicato está organizando greve na Cacau Show, a partir das 4h30hs do dia 4 de dezembro de 2023, sem previsão de término.
Leia também:
Petrobras e da Transpetro buscam soluções para escoamento na região Norte
Região enfrenta este ano uma das maiores secas da história
Embraer quer ampliar cadeia de suprimentos na Índia
Mercado estratégico em todos os segmentos de negócios da empresa
Liboo firma parceria estratégica com Warner Chappell Music
Empresa comemora dez anos de existência.
Embraer reúne startups de todo o Brasil para fomentar inovação
Fabricante realizará uma série de eventos este mês sobre o tema
Programas de fidelidades: 300 milhões de consumidores cadastrados
Sete cartões de crédito que mais acumulam milhas
Xerox e Taktiful Software Solutions sinalizam nova parceria
Expandir presença no mercado de embelezamento digital