O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de São Paulo (Stilasp) convocou todos os funcionários da unidade da empresa Cacau Show em Itapevi, São Paulo, para aderirem a uma greve a partir das 4h30 de segunda-feira. A empresa contabiliza cerca de 2 mil trabalhadores diretos.
A empresa esta promovendo uma forma de “trabalho extenuante”. A motivação da paralisação está ligada à imposição unilateral da jornada de trabalho 6×2 (seis dias de trabalho diretos) pela empresa, por meio de acordos individuais, uma prática considerada proibida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O sindicato já havia tentado negociações com a empresa para reconsiderar a implementação desta exaustiva jornada ou oferecer uma compensação financeira aos trabalhadores afetados. No entanto, a empresa se mantém inflexível.
“Os funcionários afirmam que não buscam caridade, mas sim reconhecimento de seus direitos. A jornada 6×2, além de ser ilegal, impacta a organização dos compromissos familiares e a saúde física e mental dos trabalhadores”, afirma o presidente do Stilasp, Carlos Oliveira.
Diante da falta de solução e atendendo aos inúmeros pedidos dos trabalhadores prejudicados, o Sindicato está organizando greve na Cacau Show, a partir das 4h30hs do dia 4 de dezembro de 2023, sem previsão de término.
Leia também:
FUP cobra segurança após incêndio em plataforma da Petrobras
Para entidade, investimentos em manutenção e infraestrutura são essenciais
Adiamento da nova NR-01 pode gerar custos adicionais para empresas
Nova NR-01 passa a considerar todos os riscos psicossociais, inclusive bullying e assédios moral e sexual, fatores que podem comprometer a saúde mental dos funcionários.
App 99 investirá R$ 1 bilhão no Brasil
A expansão da plataforma vai abrigar também a futura 99Food, de entregas de comida.
Chilli Beans tem financiamento de R$ 30 mi do BNDES
Recursos para expansão da marca de óculos financiarão 235 franqueados que atuam em várias regiões do Brasil
Maioria das empresas de manufatura adotará IA em três anos
Projeção sobre adoção de IA pelas manufaturas industriais foi feita em estudo da KPMG que abordou 1.800 empresas
Fitch remove observação negativa e rebaixa ratings da DM
Receita da empresa diminuirá significativamente este ano