Contrabando

Repetindo advertência feita por esta coluna, o presidente do PT, deputado federal José Dirceu (PT-SP) afirma que o governo não pode aproveitar o racionamento de energia para mudar a matriz energética do país sem discutir o assunto com a sociedade brasileira. Dirceu observa, com pertinência, que a  opção pelas termelétricas a gás é “emergencial”, mas o Brasil não pode abandonar a geração por hidrelétricas. “O Brasil não pode abandonar esse modelo, de baixo custo e que nos dá competitividade. O modelo de desenvolvimento brasileiro não pode ficar subordinado aos interesses de empresas”, disse o presidente do PT, que defende ainda que o país renegocie todos os contratos de concessões já existentes e suspenda a privatização de empresas do setor.

Conjunto
O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, distribuiu nota oficial conjunta com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Marcus Faver, para amenizar o clima entre Executivo e Judiciário. Apesar das declarações de apoio mútuo e tentativa de tranquilizar a população, o fato é que o governador continua sendo criticado por suas declarações – digamos – pouco elegantes sobre as decisões da justiça estadual.

Sapo
Ao admitir o fator político entre os motivos da alta do dólar, o  ex-diretor de Política Econômica do BC Sérgio Ribeiro Werlang tocou num assunto cada vez mais comentado no mercado financeiro. A perspectiva de um governo de oposição pode levar a cotação da moeda norte-americana à estratosfera. “Agora  ficou  claro  que existe uma possibilidade de a oposição eleger  um  presidente”,  disse  Werlang. “O câmbio está mais alto do que deveria, mas a resposta sobre o quanto, só o tempo dirá.” Um ataque mais forte contra o real, no ano que vem, não é descartado pelos economistas que militam no “mercado”.

Pesadelo
Brasileiros, escaldados com as imposições do FMI, ficaram preocupados com a nomeação da economista da Universidade Stanford Anne Krueger para o cargo de vice-diretor-gerente do órgão, o segundo mais importante da instituição e que era ocupado por Stanley Fischer. Teria ela algum parentesco com Freddy Krueger, o vilão da série de filmes A Hora do Pesadelo? Com o país nas trevas, bandido de filme de terror é covardia.

Esquizofrenia
O presidente FH anda mesmo com amnésia seletiva. Antes de criticar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Approbato, por sua participação no governo Orestes Quércia, deveria ter sido recordado de que o secretário geral da presidência da República, Aluysio Nunes Ferreira, foi vice de Quércia.

Efeito Orloff?
Muito mais por seu valor simbólico que por sua efetividade, a prisão do ex-presidente Carlos Menem deve ter deixado muito neoliberal emergente de orelha em pé.

Sem intermediários
Em cruzada para minimizar o apagão de sua imagem, FH insiste em culpar São Pedro pela falta de energia no país. Fica combinado assim: nas próximas eleições, o tucanato não se candidata; pede votos para Dom Jayme Henrique Chemello, presidente da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

“Espeto”
Novo esqueleto – para usar expressão do agrado do finado governo tucano – está para sair do armário a qualquer momento. Tendo o Banco do Brasil como principal credor, a dívida agrícola já alcança cerca de R$ 25 bilhões. Esse total inclui modalidades variadas de débitos, como securitização, dívidas em discussão na Justiça e os fundos constitucionais. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados, deputado Luis Carlos Heinze (PPB-RS), afirma que “a grande maioria dos produtores não está conseguindo honrar os compromissos”. Heinze, que defende “um novo modelo” de financiamento, marcou para o próximo dia 20 reunião da comissão com a presença de representantes das entidades do setor agrícola. Ou seja, mais uma vez a política de juros elevados praticada pelo governo – apoiado pelos grandes ruralistas no Congresso – vai mandar a conta para a “viúva”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTiro no pé
Próximo artigoCarga pesada

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás