Contracorrente

Apesar da histeria vomitada pelo Governo Bush e propagada pela mídia, cresce, também nos Estados Unidos, o movimento contra os que querem se aproveitar do clima de comoção criado pelos atentados do dia 11 passado para voltar a azeitar a indústria bélica. O ex-procurador-geral dos EUA Ramsey Clark está convocando para este amanhã ato diante da Casa Branca contra a guerra. “Uma nova e extensa guerra dos EUA no Oriente Médio só pode conduzir a uma espiral de violência”, adverte Clark, que denuncia ainda que o governo Bush tenta limitar as liberdades civis e criar um clima “em que seja impossível aos progressistas se expressar”.

Eleições
No Brasil, os principais bancos continuam registrando lucros recordes. Não é por menos que o setor resiste à entrada em vigor do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que delega aos bancos a responsabilidade de zerar suas posições à vista, a exemplo do que ocorre nos principais centros financeiros do mundo. Pela terceira vez o funcionamento do novo sistema foi adiado, agora para 22 de abril de 2002. Tudo indica que ele não entrará em vigor antes das eleições presidenciais.

Financiador
Os que lembram que a União Soviética passou maus bocados no Afeganistão – e que o mesmo ocorreria caso os Estados Unidos enviassem tropas para lá – não devem se esquecer que muito contribuíram para a resistência aos soviéticos os dólares e as armas despejados pelos norte-americanos nas mãos dos mercenários árabes.

Pela vida
Com o estoque em baixa, o Hospital Universitário do Fundão está precisando de doadores de todos os tipos de sangue, principalmente O (positivo e negativo). A doação deve ser feita no terceiro andar do próprio hospital, de segunda a sexta-feira, entre 7h30m e 13m30h. Os doadores devem ter entre 18 anos e 60 anos, pesarem mais de 50 quilos e não terem contraído hepatite antes dos 10 anos de idade nem estarem expostos a doenças sexualmente transmissíveis. Maiores informações pelos telefones 2562-2401 e 2562-2305.

Predicados
Tão logo renuncie ao próprio mandato nos próximos dias, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) deve pedir ingresso na equipe tucana. Pontos de contato com a nomenclatura, não faltam. Ao ser perguntado, por exemplo, sobre as chances de renunciar, Jader disse que elas variam “de 1% a 99%”. Mais parecido com as profecias dos babalorixás Pedro Malan e Armínio Fraga, impossível.

Academia
Com 226 projetos de 700 autores inscritos, o 2º Congresso de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será realizado entre os dias 3 e 5, na sede do BNDE no Rio. O congresso tratará de oito temas: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, tecnologia e trabalho. Batizado de A Universidade do Brasil no Terceiro Milênio, o evento é organizado pela Sub-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento da UFRJ.

Água na boca
A se confirmar pesquisa do Instituto Fecomércio-RJ, feita com 590 consumidores dois dias antes da data comemorativa, a distribuição de doces, ontem, Dia de São Cosme e Damião, permaneceu estagnada em relação ao ano passado. Segundo a pesquisa, apenas 13,73% dos entrevistados pretendiam distribuir doces, quase o mesmo percentual, de 13,35%, registrado em 2000, apesar de o preços dos doces terem subido apenas 4,46% entre um ano e outro, de acordo com os cálculos do instituto. A pesquisa apurou ainda que 55,80% não costumam distribuir doces, 18,86% não o fazem por motivos religiosos e 10,61% alegam falta de
dinheiro.

Xiita
O presidente FH chamou de talibãs os brasileiros que defendem maior proteção para a economia do país. Se consultasse seu embaixador nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, ficaria sabendo como agem os talibãs norte-americanos. Segundo levantamento de Barbosa, cerca de 90% das exportações nacionais para os EUA sofrem algum tipo de taxação. Pelo visto, para FH, fundamentalismo só com sotaque em inglês.

Artigo anteriorPelo ralo
Próximo artigoParanóia
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.