35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Contramão

Enquanto a cotação do real voltava para a média dos primeiros meses de 2008, o won sul-coreano se desvalorizou 15% ante o dólar; o peso argentino, em 17%; o peso chileno, em 20%; e a rupia indiana, em 14%. Os dados são do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros e deixam sem argumentos os que dizem que a alta da moeda brasileira se deve à perda de valor que o dólar vem sofrendo.

Sinais trocados
Não é a primeira vez que a Receita Federal atrasa a devolução do Imposto de Renda para contribuir para o superávit primário (desvio de dinheiro para pagar juros). No Governo FH, essa era prática tão usual que, para se diferenciar do tucanato, o presidente Lula criou, em 2004, um cronograma, explicitando para os contribuintes as datas de devolução. A diferença é que, no passado, PSDB e DEM apoiavam o arrocho na classe média e o PT criticava. Agora, enquanto PSDB e DEM criticam, o PT apóia.

Vilão
Nos cálculos feitos por tributaristas para demonstrar os prejuízos causados aos contribuintes que recorreram a empréstimos bancários para antecipar o recebimento do Imposto de Renda, o que mais chama a atenção não é a diferença entre o valor a ser pago na renegociação com a instituição e a correção pela Selic do dinheiro a ser devolvido pelo Leão. O mais escandaloso são os juros cobrados pelos bancos, que remontam a 40% num empréstimo de R$ 2 mil por nove meses, mesmo com o pagamento garantido pela devolução do IR. Mas sobre esse escândalo, a mídia financista prefere se calar.

Nota zero
“A prova do Enem é uma miscelânea”, criticou o professor Arnaldo Niskier, durante a X Convenção Nacional da Adesg. “A prova ENEM é toda mal escrita, porque não assume compromisso nem com as regras antigas nem com as regras novas da Língua Portuguesa”, disse o membro da Academia Brasileira de Letras, alfinetando o não posicionamento do Ministério da Educação sobre a reforma ortográfica.

Senhor das guerras
Alfred Nobel volta se remoer no túmulo. Vinte e seis anos depois de o prêmio da Paz que leva seu nome ser entregue a alguém com a folha corrida de Henry Kissinger, a premiação vai para Barack Obama, que, se não as deflagrou, responde por duas guerras e seus horrores.

Som no lixo
Aprenda a tirar um som de materiais e objetos inusitados no evento gratuito “Construção de Instrumentos Alternativos”, que reaproveita materiais que normalmente iriam para o lixo. Iniciativa do Projeto Ciclo Natural, o seminário ocorrerá no próximo dia 13, no Rio. Informações e inscrições: (21) 2532-1219 ou sindmusi@sindmusi.org.br

Atletas
Oito mil atletas em diversas categorias e faixas etárias vão participar da XV Olimpíada da Cidadania, que começa na próxima segunda-feira, em Belford Roxo, a principal competição esportiva comunitária da Baixada Fluminense. Nos dias 13 e 14 de novembro será realizada a IV Paraolimpíada da Cidadania para crianças e adultos.

Involução
Sexta-feira, no estacionamento do Ministério do Exército em frente à Central do Brasil, PMs montados a cavalo preparavam-se para reprimir passageiros revoltados com os precários serviços da Supervia, concessionária dos trens do Estado do Rio de Janeiro. Ao observar a cena, um usuário, entre a ironia e a revolta, observou: “Desse jeito, ainda vamos voltar ao tempo da carroça.”

Serviço-bomba
A insinuação do secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, de que os problemas nos trens do estado poderiam ter sido provocados por “atos de sabotagem” de “milicianos” está defasada no tempo e no espaço. Pelos transtornos provocados para os usuários e pela precariedade dos serviço, a culpa deve ser da Al Qaeda.

Artigo anteriorCidade dividida
Próximo artigoPiores
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.