Aumenta a pressão das organizações sociais e populares sobre os dirigentes dos países periféricos contra a submissão às políticas de ajuste fiscal. Durante a reunião dos presidentes do Grupo do Rio, encerrada no fim de semana, no Chile, organizações como Attac e Fuerza Social Democrática encaminharam documento aos presidentes das repúblicas integrantes do grupo, expressando “sua profunda preocupação com os processos econômicos, políticos e militares da região”. O documento cobra ainda dos governos e dos parlamentos o debate sobre a implantação da Taxa Tobin. Elaborada pelo Prêmio Nobel de Economia James Tobin, a taxa – uma espécie de CPMF do bem – grava entre 0,1% e 0,5% as operações financeiras de caráter especulativo.
Vice
O ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde que estava sem partido desde do dia 16 de julho, quando o atual prefeito, César Maia, voltou para o PFL, formalizou ontem sua filiação ao PSB, partido do governador Anthony Garotinho. Com ele, foram também três vereadores: Rodrigo Bethlen, Argemiro Pimentel e Jorge Pereira. Conde contaria com a simpatia do governador para ser candidato ao governo estadual. Porém, setores do PSB afirmam que Garotinho preferiria ver Conde como candidato a vice, carreando votos da capital para o partido.
Apagão
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos registrou no mês de julho uma redução na produção de 4,25% em relação a junho de 2001. O resultado negativo, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), se deve principalmente à crise de energia. No mercado interno, o resultado das vendas de julho sobre junho foi estável, com um ligeiro acréscimo de 0,40%. Considerando as vendas totais, mercados interno e externo, a performance é de um pequeno aumento de 0,25%. O Brasil é o quarto produtor mundial e terceiro maior exportador de revestimento cerâmico e desde de 1996 vem ampliando sua participação no mercado internacional.
Lucros
Lojistas do Município do Rio de Janeiro discutem amanhã proposta feita pelo Sindicato dos Empregados no Comércio para regulamentar a participação nos lucros e resultados das empresas. O encontro será no Sindilojas-Rio (Rua da Quitanda, 3 / 10° andar). Sylvio Cunha, presidente do Sindilojas, esclarece que poderão participar mesmo lojistas não associados ao sindicato.
Contas
Além de melhor assessoria na área econômica, a revista semanal Veja também carece de alguém para revisar contas. A coluna Radar publicou semana passada que a redução do tamanho do rolo de papel higiênico – de 40m para 30m – significava aumento de 25% no preço do produto. O correto é alta de 33,33%. Houve foi redução – maquiada – de 25% na quantidade fornecida ao consumidor.
A duras penas
Finalmente, ainda que com enorme retardo e por linhas tortas, o debate sobre os efeitos deletérios da política monetária restritiva sobre as contas públicas começa a ser desinterditado no Brasil. É possível que, até os fundamentalistas do Banco Central, levem em consideração as conseqüências de nova alta dos juros sobre a economia real.
Em bloco
Otto Boye, secretário permanente do Sistema Econômico Latino Americano (Sela), lembrou, durante encontro do Parlatino, em julho, na Venezuela, que esteve errada e equivocada continua a estratégia de discutir de forma apenas bilateral as dívidas dos países da região, que somam US$ 750 bilhões, o que corresponde a US$ 1,55 mil para cada pessoa que nasce na América Latina. Além de admitir que o próprio Sela falhou em acreditar na tentativa de encaminhamento do problema e de alertar que a situação só se agravou, ele ressalta que a única alternativa está na negociação em bloco.