Contraveneno

Declaração de intenção de voto do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, um dos principais expoentes contra a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca): “Pretendo votar no candidato que mais incomodar o FH.” Por enquanto, o embaixador acha que esse candidato é Itamar Franco.

Parados
Os cerca de 4,5 mil funcionários do Banco Central devem paralisar suas atividades hoje, entre 13 e 17 horas, para exigir aumento de 75,48%, por conta do longo período de salários congelados. Os organizadores da paralisação afirmam que o movimento não prejudicará a população, nem o mercado financeiro.

Bucaneiros
Nota publicada nesta coluna dia 29 de março deste ano – sobre reclamações feitas pela Embratel e Intelig contra ligações internacionais chamadas pelas operadoras de “piratas” – afirmava que a participação dos “alternativos” cairia se as empresas oficiais reduzissem suas tarifas. Ontem, o vice-presidente executivo de Marketing e Vendas da Embratel, Eduardo Levy, deu razão a esse argumento. Segundo Levy, depois que sua empresa e a Intelig reduziram a tarifa para os Estados Unidos para R$ 0,07 e R$ 0,06, respectivamente, o quadro de ligações “piratas” já apresenta queda considerável. Acrescenta o diretor da Embratel que “a pirataria está com seus dias contados”. A única dúvida que resta a esta coluna é se a recente redução nas tarifas foi provocada pela saudável competição entre as duas operadoras internacionais ou se pode ser atribuída à – nem tão legal, mas igualmente vantajosa para o consumidor – concorrência dos “piratas”.

Pedágio
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai reavaliar a legalidade da cobrança de pedágio em rodovias federais de pista simples. O TCU havia decidido, em março de 2000, pela abstenção da cobrança em questão. O pedido de reexame da decisão foi feito pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Departamento de Estradas de Rodagem do estado do Paraná (DER/PR). O ministro-relator do processo foi Guilherme Palmeira.

Ostracismo
Um dos principais caciques da política do Rio dos anos 70 e início dos anos 80, ex-candidato a prefeito e ex-secretário estadual, enfrenta um duro momento de sua vida. Depois se transformar em alcoólatra, foi abandonado pela família e tem sido visto em reuniões de grupos de auto-ajuda a dependentes químicos. Nestes grupos, famosos e anônimos compartilham a mesma dor.

Luz natural
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região reduziu seu consumo de energia elétrica (kwh) em 38% no último mês. A economia é resultado das medidas adotadas pelo presidente, desembargador Márcio Moraes, a partir de 18 de maio. Entre elas, destacam-se a mudança do horário de trabalho e atendimento ao público, que passou a ser feito das 9h às 17h (antes era de 11h às 19h), desligamento de lâmpadas, corte de energia do prédio aos sábados, aos domingos e aos feriados e rodízio de elevadores.

“Risco céu”
Só faltava essa: está chovendo marreta do alto do Rio. Enquanto isso, os picaretas….

BC para o povo
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) vai vigorar no país a partir de novembro e por ele todas as operações serão realizadas à vista. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo, afirmou ontem que vai “levar as explicações ao povão e não haverá mais prorrogação de prazo de vigência para bancos e instituições financeiras”. Figueiredo diz que o BC está preparado para a campanha de que “cada cliente de banco receba uma cartilha explicando o novo sistema. Vamos colocar o pé da estrada e contar tudo”.

Artigo anteriorPioneira
Próximo artigoArbitragem
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

MPEs veem oportunidades geradas pela crise

Principal mudança foi alocação de recursos para trabalhar e atender remoto, seguida por investimentos em tecnologia para vendas não presenciais.

Mudança de sinais

Terça começou tensa para os mercados de risco no mundo; hoje, a expectativa para o dia é de Bovespa seguindo em recuperação.

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

Eles são representantes da União no Conselho da empresa, petrolífera divulgou nota ontem à noite.

Biden quer estados priorizando vacinação de professores

Presidente americano pediu que educadores recebam pelo menos uma dose de vacina.

PEC fiscal e lockdown ficam no radar em dia de PIB

Em Nova Iorque, as pressões dos treasuries e a queda das companhias de tecnologia tiveram forte impacto nas Bolsas.