Contributo

Para afastar as suspeitar de que tenta interferir em outro poder, o presidente Lula deveria explicar qual será a colaboração do Executivo à reforma do Judiciário. Responsável por 80% das ações judiciais e seus recursos, o Executivo é o principal culpado pela lentidão da Justiça. Apontar sua contribuição para agilizar o Judiciário aumentaria muito o apoio da população às profundas e urgentes e, sobretudo reais, necessidades de mudanças naquele poder.

Sinal vermelho
O governo da Bélgica rejeitou a solicitação da Bayer CropScience para plantar canola transgênica na Europa. Segundo o Greenpeace, o requerimento, encaminhado à União Européia, foi rejeitado depois que pesquisas confirmaram que plantações de organismos geneticamente modificados (OGMs) podem causar danos ao meio ambiente. Especialistas belgas concluíram que os impactos negativos do cultivo de canola transgênica sobre a biodiversidade seriam de difícil controle. Estudo com transgênicos realizado pelo Reino Unido no final do ano passado concluiu que plantações de canola geneticamente modificada causam mais danos ao meio ambiente do que o cultivo tradicional e os insetos podem transportar pólen da flor de canola por muitos quilômetros.

Pesquisa
Um produto à base de mandioca – biosurfactante, desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (SP), ajuda na separação da água e do óleo e pode evitar um grande desastre ecológico no mar; uma bomba de um posto de combustíveis que avisa quando a gasolina foi adulterada. São exemplos de produtos patenteados que a Agência de Inovação da universidade paulista pretende repassar para empresas interessadas. Prova da importância de desenvolver pesquisas nas universidades – estatais e gratuitas – brasileiras.

Arte em expansão
O diretor do Museu de Arte Moderna (MAM), Hélio Porto Carrero, aproveitou a visita do ministro da Cultura, Gilberto Gil, para conhecer novas peças de arte que serão expostas a partir de hoje para entregar uma proposta de ampliação das instalações do museu. Serão necessários R$ 2,2 milhões.

Mão única
Na questão do aumento da alíquota da Cofins de 3,6% para 7%, diversos setores já vieram reclamar – ou chorar, diria o presidente Lula – de aumento de impostos. A maioria deles, com razão, prevê, apesar das dificuldades, repasses para os preços. Mas ninguém ouviu ainda os industriais teoricamente beneficiados – aqueles com cadeias produtivas longas – falar em redução de preços.

Brasil na telona
A conclusão do Censo Cinematográfico Brasileiro, elaborado pela Cinemateca Brasileira, no fim do ano passado, colocou à disposição dos cinéfilos o acesso a 21.300 registros com informações sobre longas e curtas-metragens, cinejornais e filmes domésticos, produzidos de 1897 a 1970. O Projeto Censo, patrocinado pela BR Distribuidora, permitiu ainda o exame técnico de 6 mil rolos de filme e a duplicação de 240 mil metros de matrizes preto e branco em 35mm que estavam ameaçados de deterioração. A Cinemateca espera que as informações sobre toda a produção cinematográfica brasileira estejam disponíveis no site da instituição no início de 2005.

CUT na telinha
No próximo sábado, a CUT estréia seu primeiro programa em televisão aberta. Abrigada na grade de programação da RedeTV, o TV CUT será exibido aos sábados, às 14h15m. A cargo da agência Fischer, o programa terá 30 minutos semanais abordando temas como desemprego, lutas sociais e políticas e o cotidiano dos trabalhadores. “Queremos com esse espaço atingir mais que o trabalhador e a trabalhadora brasileira, pois temos a oportunidade de chegar até o jovem, a dona de casa, ou seja, toda a sociedade”, resume o secretário nacional de Comunicação da CUT, Antonio Carlos Spis, responsável pela coordenação do TV CUT.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.

Dia começando ruim nos mercados globais

Ontem, os mercados abertos na parte da tarde desaceleraram, com o Dow Jones fechando em queda de 0,10%.