Controle da sociedade

“Não há “refundação” do PT, cassação “exemplar” de deputados ou “transparência” nos gastos de campanha que possam dar conta do recado. Em lugar do aparelhamento do Estado pelo PT, é o contrário que ocorre: o partido foi aparelhado pelo Estado, não passa de um braço deste para a realização de funções estatais. Entre as quais a primeira de todas: o controle da sociedade”. A acusação está em artigo de Laymert Garcia dos Santos, sociólogo, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Francisco de Oliveira, economista e sociólogo, fundador do PT e hoje um dos maiores críticos da guinada à direita do partido.

Narinas de ouro
Os norte-americanos gastam com operações plásticas mais do que os US$ 7 bilhões anuais que a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs que o país – e o governo Bush recusou – doasse para garantir acesso a água potável em uma década a 2,6 bilhões de pessoas no mundo todo, o que ajudaria a preservar uma média de 4 mil vidas/dia. Diante desse paradoxo, até o conservador colunista do The New York Times Nicholas D. Kristof cunhou a expressão “holocausto da pobreza”. E acrescentou que a pergunta a ser feita aos ricos norte-americanos é bem simples: “É mais importante salvar milhares de vidas ou dar prosseguimento àquela operaçãozinha reparadora do nariz?”

Furtado
Com uma palestra do secretário-executivo do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, dedicada à memória do economista Celso Furtado, a Reggen – cátedra da ONU – abre, no próximo sábado, às 18h, seu encontro de 2005. O evento que, acontecerá, no Hotel Glória, no Rio, até o próximo dia 13, reunirá pensadores de várias partes do mundo e é coordenado pelo economista Theotonio dos Santos, professor da UFF e integrante do Conselho Editorial do MM.

Os 50 melhores
Permitir o contato pessoal com representantes dos melhores cursos de MBA do mundo é a proposta do The MBA Tour, feira especializada em promover o contato entre possíveis candidatos a cursos de especialização e diretores de admissão dos MBAs das 50 melhores instituições de ensino do mundo, como Oxford, London Business School, UCLA e Insead (França). O evento acontece em 17 de outubro, no Hotel Renaissance de São Paulo, e em 18 de outubro, no Rio de Janeiro (JW Marriot). A participação na feira é gratuita, mas o cadastro no site www.thembatour.com é obrigatório.

Butim
A pesquisa divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro sobre apreensões de armas, noves fora a estranha mistura de crimes que cheira a manipulação, confirma prática comum da polícia fluminense: a do butim. Policiais, digamos, menos desonestos, levam drogas e armas de pequeno porte para a delegacia. As armas mais valiosas ficam para uso pessoal ou para posterior venda.

Até tu, Brutus!
Um assinante carioca da Vivo recebeu emblemática carta da empresa a propósito de reclamação que fizera junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre sua conta telefônica. Alegando não ter encontrado o usuário no seu telefone fixo – e cuja secretária eletrônica não registrou qualquer recado da empresa –  a Vivo indicou um número de… São Paulo para que fosse contatada. Como a empresa não ligou para o celular do reclamante, este foi acometido de dúvida atroz: será que a Vivo não liga para a Vivo?

Incomunicável
Boa parte do Rio, que tem como destino ser servido pela Telemar, ficou privado de usar o telefone por cerca de meia hora durante a tarde desta quarta-feira. Quem tentava, esbarrava no sinal de ocupado antes mesmo de completar a ligação. O apagão telefônico ocorreu por volta de 15h.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPara poucos
Próximo artigoCágado

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.