Convenções partidárias começam dia 31

A partir da próxima sexta-feira, 31 de julho, começa o prazo para as convenções partidárias, que este ano têm uma novidade: poderão ser realizadas de forma virtual, com autorização do TSE, para evitar aglomerações. A data limite para a escolha dos candidatos às eleições de novembro é 16 de setembro. No Rio, há 11 postulantes ao cargo de prefeito. Esse número pode cair, pois algumas legendas discutem coligações. Em Niterói há seis pré-candidatos à sucessão do prefeito Rodrigo Neves e uma curiosidade: três deles são delegados de polícia: Amorno Rayol (PSD), Deuler da Rocha Gonçalves Junior (PSL)e José Carlos Pires (PMN).

 

Eleição fora da ordem do dia

A esta altura, em anos anteriores, as pessoas estariam começando a prestar atenção na eleição de prefeito e vereador. Mas o país está absorvido pelas disputas políticas em torno da pandemia da Covid-19, de seus efeitos nas estatísticas sanitária e econômica. Por isso, por mais que se esforcem os pré-candidatos não conseguem atrair a atenção dos eleitores. Este ano teremos uma campanha curtíssima, centrada nas redes sociais e com número recorde de candidatos ao cargo majoritário.

Deputado André Ceciliano

Fórum político do estado

O Rio terá um Fórum Político para discutir o desenvolvimento econômico no estado no período pós-pandemia de Covid-19. A iniciativa é do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT). Segundo ele, a ideia é reunir representantes dos legislativos estadual e federal e da sociedade para discutir as grandes cadeias produtivas do estado, incluindo estratégias de desenvolvimento do complexo de petróleo e gás, indústria naval, saúde, agricultura, turismo e meio ambiente, entre outros temas. Os primeiros encontros devem ser virtuais.

 

Estudantes terão opção de ficar em casa

Projeto de lei assinado pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e pelo deputado Waldeck Carneiro (PT) garante aos alunos das redes pública e privada de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro a opção de permanecer com a aprendizagem remota até que haja uma vacina contra a Covid-19. Segundo os parlamentares, em vários municípios já há o planejamento para a retomada das aulas presenciais, mas é preciso garantir o direito de opção para quem não se sente seguro o suficiente para frequentar as aulas presenciais. Para alunos menores de 18 anos, a decisão ficará a cargo dos pais.

 

Solução pela metade

Tramita na Alerj projeto de lei do deputado Marcelo Cabeleireiro (DC) que determina a criação de um serviço telefônico disque denúncia de maus tratos contra animais domésticos no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma linha telefônica com WhatsApp para recebimento de denúncias de maus tratos a animais domésticos, incluindo envio de fotos e vídeos. A iniciativa é bem-vinda, mas o estado não dispõe de estrutura para recolher, tratar e acolher esses animais. O projeto de lei apenas autoriza o estado a firmar convênios com os municípios para instituir políticas conjuntas para o enfrentamento aos maus tratos aos animais domésticos.

 

Lei limita gastos com publicidade

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, sancionou a lei assinada por 20 vereadores, tendo à frente o vereador Junior da Lucinha (PL), que suspende, enquanto perdurar o decreto de calamidade pública ou de situação de emergência, despesas com publicidade ou propaganda institucional da Prefeitura. A lei, no entanto, deixa brechas para esse tipo de gasto para preservação da ordem e segurança pública, para divulgar programas sociais da prefeitura, entre outras. E, claro, a prefeitura pode gastar à vontade para divulgar as ações contra o novo coronavírus.

Artigos Relacionados

Deputadas querem evitar reajuste nos trens

Aumento previsto de 25% a partir de 2 de fevereiro no Rio.

Alerj: novos deputados mudam composição da Mesa

Houve mudança na representatividade dos partidos.

Alerj com vaga garantida para André Ceciliano

Eleição da Mesa Diretora ocorrerá no primeiro dia de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.

Ação contra McDonald’s já beneficiou mais de 3 mil trabalhadores

Justiça reconheceu direito a maior pagamento de participação nos resultados.

Ritmo de vacinação limita alta do PIB no Brasil a 3,5%

FGV acredita em retomada desigual no mundo, com melhora mais rápida nos países desenvolvidos.

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.