Conversa com Investidor: Unifique (FIQE3)

Por João Daronco, analista (CNPI) da Suno Research.

A Unifique Telecomunicações concluiu seu IPO na B3 no final de julho deste ano, levantando R$ 830 milhões. A companhia catarinense, fundada em 1997, atua no mercado de telecomunicações com serviços de internet, TVHD por assinatura, telefonia fixa, telefonia móvel e data center, oferecendo soluções de comunicação para empresas, residências e governos. Seu foco é a região Sul do Brasil.

Neste Conversa com Investidor, José Wilson Júnior, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Unifique, conversou com João Daronco, analista (CNPI) da Suno Research.

 

Podemos esperar alguma aquisição para o segundo semestre de 2021?

A estratégia de crescimento da companhia contempla tanto o crescimento orgânico quanto o inorgânico. No caso do orgânico, aumentamos a penetração nas cidades de atuação a partir do cabeamento com a fibra ótica “Homes Passed”. Após iniciarmos as operações, temos uma forte estratégia comercial, com produtos atrativos e bem precificados. A expansão de atuação da Unifique pressiona players grandes e pequenos. Conseguimos crescer de maneira rápida em mercados carentes de boa infraestrutura e serviços.

O crescimento inorgânico é impulsionado pelo know-how da Unifique em aquisições que, com sua plataforma plug and play, garante rápida integração e permite expansão em regiões vizinhas ainda não exploradas.

Temos um track-record de 20 aquisições de empresas e carteira de clientes entre o período de 2019 e 2020. Apenas em 2021 já foram efetuadas três aquisições de empresas e duas compras de carteira de clientes.

Os recursos provenientes da Oferta Pública de Ações foram totalmente direcionados para o caixa da companhia. São cerca de R$ 830 milhões que serão utilizados para: i) 40% crescimento inorgânico (M&A); ii) 40% crescimento orgânico; e iii) 20% para Pesquisa e Desenvolvimento.

Naturalmente, queremos alocar estes recursos da maneira mais rápida possível com a manutenção da racionalidade econômico-financeira para maximizar o retorno aos nossos acionistas.

 

João Daronco (foto divulgação Suno Research)
João Daronco (foto divulgação Suno Research)

Como está evoluindo o plano de expansão da companhia pós-IPO?

Com o reforço de caixa proveniente do IPO, iniciamos diversos projetos para acelerar tanto o nosso crescimento orgânico quanto inorgânico. Seguimos confiantes de que o nosso crescimento será feito em ritmo acelerado, em linha com o que apresentamos nos últimos anos.

Entre o exercício de 2018 e o primeiro trimestre de 2021, a Unifique apresentou um crescimento médio anual de 62% na receita líquida. Nosso mercado potencial cresce à medida que aumentamos a nossa área de abrangência (“Homes Passed”). Este crescimento também impulsiona nosso potencial de aquisições. E as aquisições, depois de devidamente incorporadas, impulsionam nosso potencial de crescimento orgânico. As estratégias se complementam.

Nos últimos 12 meses, aumentamos em 71% a nossa área de abrangência. Desta forma, mais domicílios podem se beneficiar dos serviços de qualidade prestados pela Unifique. A nossa área de engenharia, em conjunto com a área comercial, trabalha a todo vapor para mapear e aumentar nosso mercado potencial.

Adicionalmente, estamos envolvidos em diversas negociações para aquisição de empresas e carteira de clientes. Já anunciamos aquisições antes e depois da abertura de capital e temos boa expectativa de continuarmos fazendo bons negócios para ambas as partes.

 

Como está se dando a expansão geográfica?

Somos líderes de mercado em Santa Catarina com 24% de market-share (considerando somente a tecnologia de internet fibra ótica). Estamos expandindo os nossos serviços para competir onde já existem provedores locais de internet com fibra ótica e em áreas onde os nossos concorrentes utilizam tecnologias consideradas obsoletas (ex. cabo metálico). Acreditamos que nos consolidaremos como líderes de mercado no Estado de Santa Catarina (considerando todas as tecnologias).

Em Santa Catarina temos equipe técnica e de vendas em todo o estado. As sinergias são capturadas mais rapidamente.

Iniciamos em 2021 um ambicioso plano de expansão no Rio Grande do Sul. Atualmente, temos cerca de 45 mil clientes naquele estado. Estamos focados em elevar a qualidade da rede e proporcionar ultravelocidade (2 gigas) aos nossos clientes, mantendo o mesmo padrão de qualidade de serviço oferecido aos clientes catarinenses.

Cabe ressaltar que a Unifique foi considerada a melhor internet banda larga e telefonia fixa do Brasil nos últimos 2 anos consecutivos. A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida é realizada anualmente pela Anatel com clientes de todas as operadoras. É uma conquista importante que corrobora nossos esforços de prover infraestrutura e atendimento de qualidade superior.

Por fim, temos uma operação tímida no estado do Paraná. A ampliação da rede naquele estado dependerá de condições favoráveis. Por ora, estamos mais otimistas com o crescimento no mercado gaúcho e consolidação da nossa posição de liderança em Santa Catarina.

 

Organização: Jorge Priori

Leia também:

BC divulga lista de produtos que farão parte do open investment

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,35%

Previsão é que taxa Selic suba para 8,25% ao ano até o fim de 2021.

Definição da nova taxa Selic é o foco das atenções nesta semana

Mercado opera com cautela em meio ao aumento do IOF; feriados na Ásia reduzem liquidez em Hong Kong, que fecha em queda.

CVM quer dispensar registro para investidor não residente

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou em audiência pública esta semana uma proposta de alteração da Resolução CVM 13, que reúne as regras...

Últimas Notícias

Jovem baixa-renda é mais requisitado para voltar a trabalho presencial

Quanto menor a renda familiar, maior o percentual; brasileiros de 18 a 25 anos somam 42% das contratações temporárias no primeiro semestre.

Formbook afetou mais de 5% das organizações

Capaz de capturar credenciais e registrar digitação de teclado, malware figurou em segundo lugar no ranking mensal do país.

Sauditas liberam exportação de carne de unidades de Minas

De acordo com o Ministério da Agricultura, autoridades do país suspenderam o bloqueio de cinco plantas de carne bovina mineira.

Comerciários do Rio têm aumento

Já em São Paulo, emprego no comércio registra a maior alta mensal desde novembro de 2020.