Foto aérea tirada em 25 Set, 2017 mostra o primeiro trem da rota de trânsito ferroviário-marítimo conectando o Município de Chongqing no sudoeste da China e Cingapura, atravessando uma ponte rodoviária em Chongqing, sudoeste da China. (Xinhua/Tang Yi)
Chongqing, 6 Dez (Xinhua) — Graças ao aprofundamento da cooperação entre China e Cingapura ao longo dos anos, a metrópole de Chongqing no sudoeste da China atraiu cada vez mais talentosos interdisciplinares a trabalharem juntos por um futuro melhor para os dois países.
Peng Chuanxiao, graduado pela Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan, está trabalhando agora no Instituto de Pesquisa (Chongqing) da Universidade Nacional de Cingapura.
Na faculdade, ele costumava seguir um currículo que lhe equipava o conhecimento necessário para trabalhar nas organizações internacionais. Peng continuou os estudos de política pública em King’s College, Londres.
Após a formatura, Peng esteve agonizado sobre se deveria trabalhar em uma cidade maior ou voltar para sua cidade natal Chongqing, até que o instituto de pesquisa lhe ofereceu a oportunidade de se envolver ainda mais na cooperação educacional entre China e Cingapura na Iniciativa de Demonstração China-Cingapura (Chongqing) sobre a Conectividade Estratégica.
Lançada em 2015, a iniciativa é a terceira iniciativa de cooperação do tipo entre os dois países, depois do Parque Industrial de Suzhou estabelecido na Província de Jiangsu no leste da China em 1994, e da Eco-cidade de Tianjing inaugurada em 2008 no norte da China.
“Eu nunca imaginei que poderia começar uma carreira intimamente relacionada com a minha área principal na cidade. Pensei que oportunidades de trabalho desse tipo só poderiam ser encontradas em cidades grandes como Beijing”, disse Peng.
O instituto foi estabelecido em abril de 2020 no meio da forte pandemia de Covid-19, portanto, Peng descreve seu trabalho como “regar as sementes e esperar que os frutos cresçam.”
Atualmente o jovem é o principal responsável por ajudar as start-ups locais a aprender tecnologias de ponta da Cingapura.
Bem como Peng Chuanxiao, Peng Ziyun também encontrou seu ponto de apoio no aprofundamento da colaboração entre China e Cingapura.
Ela ingressou na Operação de Novo Corredor Terra-Mar Co., Ltd., que opera projetos comerciais no Novo Corredor Comercial Internacional Terra-Mar, a rota de transporte principal terrestre-marítimo conectando Chongqing com destinos estrangeiros.
O corredor é um canal de comércio e logística construído por Cingapura e regiões provinciais do oeste da China, sobre a Iniciativa de Demonstração China-Cingapura (Chongqing) sobre a Conectividade Estratégica.
Nos primeiros 10 meses de 2021, o corredor viu 92.831 TEUs de contêineres de carga, com o valor de mais de 14,72 bilhões de yuans (cerca de 2,31 bilhões de dólares americanos), transportados via Chongqing.
“Sou formada em inglês, com especialização em comércio e economia internacional. Ao escolher este trabalho, posso não apenas fazer bom uso das minhas habilidades linguísticas, mas também participar no comércio entre Chongqing e o resto do mundo”, disse Peng Ziyun.
Mais oportunidades estão adiante.
Nos próximos cinco anos, Chongqing planeja construir um centro de serviços de talento, visando atrair 1.000 profissionais de talento na indústria de serviço moderno, 100 empresas de inovação e 10 equipes de pesquisa de talento de ponta.
“Posso sentir que Chongqing está intensificando seus esforços a estar mais perto do mundo de fora. A cidade está se transformando em um importante centro de consumo internacional, com a premissa da indústria terciária, que apresentou um valor agregado excedendo 1 trilhão de yuan nos três primeiros trimestres de 2021”, disse Peng Chuanxiao. “Tenho fé no futuro de Chongqing.”
Leia também:
Conectividade financeira Cingapura-Chongqing fortalece na pandemia