O comércio lojista especializado em eletroeletrônico está otimista com a Copa do Mundo e espera um crescimento de 10% nas vendas de aparelhos de televisão para os meses de outubro e novembro em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio), que ouviu 350 lojistas da capital fluminense para conhecer a expectativa dos empresários para as vendas de TV para a Copa do Mundo.
De acordo com a pesquisa 80% dos lojistas ouvidos disseram que os novos aparelhos de TVs (Oled e Qled) de 65 polegadas estão sendo bastante procurados.
Para atrair os consumidores, os comerciantes adotaram como estratégia investir na promoção de TVs, propaganda, forma de pagamento diferenciado e desconto.
Os lojistas entrevistados estimam que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, cartão de débito e Pix.
De acordo com Camila Salek, especialista em varejo e fundadora da Vimer Retail Experience, a Copa representa uma oportunidade de criar ofertas, benefícios e promoções, que se tornem contínuas e cumulativas. Além disso, muitos dos comportamentos dos consumidores refletem na digitalização, cada vez mais acelerada.
Segundo ela, para o varejo, essa data também pode ser uma boa oportunidade para fazer gols de placa nas vendas, já que nesse ano o evento esportivo acontece entre os meses de novembro e dezembro, decisivos para o setor.
“Temos um consumidor de olho em boas oportunidades e em busca de compras inteligentes, por isso, varejistas que trouxerem ofertas relevantes e vinculadas a benefícios, explorando excelentes ativações e jornadas com foco na construção de relacionamento, tendem a alcançar melhores resultados no último trimestre do ano”.
Durante os jogos do Brasil, os brasileiros param suas atividades para se reunirem em frente à TV para torcer pela seleção. De acordo com pesquisas, mais de 80% deles acompanham os jogos do Brasil. Por conta disso, Camila enfatiza a oportunidade de as marcas destacarem ofertas para fazer parte das cerimônias ligadas à data. Segundo dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, é esperado um aumento de 12% no fluxo de vendas no período que envolve a Copa do Mundo.
Para Camila, a Copa do Mundo representa uma oportunidade de criar ofertas, benefícios e promoções, que se tornem contínuas e cumulativas.
“Pesquisa da Salesforce mostra que 42% dos consumidores do mundo todo buscam antecipar as compras de Natal para economizar. Temos a oportunidade de criar micromomentos de celebração e ofertas ao longo de todo trimestre, o que os anunciantes do Pinterest já identificaram que chega a aumentar em até quatro vezes a taxa de conversão de vendas no Natal. O Natal é importante, mas não dá para deixar toda a expectativa de resultado somente nesse período. É hora de fomentar relacionamentos e captar indicadores para ativar ações e ofertas relevantes nos próximos meses.”