27.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Copperfield

As próprias agências de classificação de risco admitem que a concessão de rating às vezes aparenta ser uma mistura de palpite com adivinhação. Esse reconhecimento enviesado está no convite feito pela Fitch Atlantic Ratings aos jornalistas para abrir a caixa-preta das classificações. Garante a Fitch que, além de razoavelmente complexo, o rating é uma atividade fundamentada em aspectos qualitativos e quantitativos.

Leite derramado
As agências de rating estão, a exemplo das empresas de auditoria, na berlinda, com o estouro do escândalo da Parmalat. Afinal, por que somente às vésperas da empresa italiana ir à bancarrota as empresas rebaixaram a classificação de risco? Dois meses antes do problema vir à tona, bancos – os maiores do mundo – recomendavam a seus clientes os papéis da Parmalat pela perspectiva de excelentes ganhos devido à salutar performance da multinacional do leite.

Ação
Está na hora dos governos – federal e estaduais – deixarem de lero-lero e tomar uma postura dura no caso da Parmalat. Depois que o ineficiente sistema de defesa da concorrência permitiu que a multinacional italiana dominasse 70% do mercado de distribuição de leite, só resta agir de forma firme, desapropriando as fábricas processadoras de leite, como a que fica em Itaperuna, no Norte Fluminense, e que não paga aos produtores.

Posse
O presidente reeleito da Ordem das Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, (OAB-RJ), Octavio Gomes, toma posse amanhã, às 19h30, na sede da instituição (Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar). Reeleito para o triênio 2003-2005, Octavio Gomes venceu as outras duas chapas concorrentes, na eleição realizada em novembro do ano passado, apesar de ter ficado com menos de 50% dos votos apurados (42,34%, para ser exato).

Especial
As instituições financeiras terão um prazo de seis meses para colocar em suas agências no Rio de janeiro caixas eletrônicos adequados ao uso de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs). Caso não cumpram a determinação, sofrerão multa de duas mil Ufirs (R$ 2.716,80). E em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado sucessivamente. A lei foi sancionada pela governadora Rosinha Garotinho e publicada ontem no Diário Oficial do Estado.

Aprovação
Se as colunas de cartas dos jornais servem como termômetro, é superior a 80% a aprovação do brasileiro à medida que determina que os norte-americanos que cheguem ao Brasil “toquem piano” e sejam fotografados. De cada dez cartas, oito elogiam a decisão; as duas com críticas, em geral, são de associações de hotéis e similares que temem (sem razão) perder dinheiro com redução no número de turistas dos EUA.

Alvo real
A cobertura da imprensa sobre a adoção de tratamento isonômico para norte-americanos que chegam ao Brasil tem deixado de fora um ponto fundamental. Por trás do discurso sobre a suposta prevenção contra o terrorismo, o governo Bush, na verdade, está usando o estado de choque permanente em que mantém a população de seu país para aumentar os rigores da sua política contra os imigrantes. Para quem tem dúvidas sobre o qual é o alvo da truculência da alfândega dos Estados Unidos, basta uma simples olhada na lista de países de segunda classe produzida por Washington.

“Mayor”
Se o prefeito César Maia mostrasse o mesmo empenho para defender os brasileiros submetidos a humilhações nos Estados Unidos, como ficar nu e ser revistado, que demonstra para defender os norte-americanos que descem no Brasil, aumentaria seu cacife para tentar a reeleição numa cidade brasileira. Por enquanto, parece estar mais interessado em se credenciar a prefeito de alguma cidade norte-americana.

Artigo anteriorAntiBush
Próximo artigoEstrela
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.