Coração

82

O secretario de Energia do Estado do Rio, Wagner Victer, mais uma vez quebrou o protocolo e presenteou o Rei Harold V e a Rainha Sonja, da Noruega, com uma camisa do Fluminense, além de um colar de pedras granadas vermelhas. Victer, que assim como a governadora Rosinha Garotinho é um tricolor apaixonado, aproveitou a participação no VIII Congresso Internacional de Petróleo Offshore Northern Seas (ONS), que está sendo realizado em Stavanger, na Noruega, para convidar o casal real a passar o Carnaval de 2005 no Rio.

Pernas para o alto
A reação de setores da imprensa, principalmente, na sua representação escrita, ao quinto lugar obtido por Daine dos Santos é revelador do comportamento ciclotímico da mídia na sociedade do espetáculo: ao vencedor, tudo; aos demais, os rodapés dos jornais. A excepcional trajetória de Daiane autorizava a esperança nacional na medalha de ouro. Nesse sentido, sua não-conquista justifica o gosto amargo, inversamente proporcional à esperança nela depositada e, portanto, compreensível. O mesmo não se aplica a uma mídia que, em vez de investigar as razões da carência de uma representação olímpica à altura de um país continental, opta por pendurar as esperanças de medalha de ouro da nação no joelho de Daiane. Comportamento, aliás, análogo ao que reduz o projeto nacional à estabilidade monetária e a pendura em juros indecentes. Nos dois casos, estamos diante de suicidas ou, na hipótese mais branda, de maníacos depressivos.

Alô, presidente!
A propósito, o presidente Lula, que antes de nossos atletas embarcarem para a Grécia prometeu receber todos no Planalto, independentemente dos resultados alcançados, já ligou para Daiane?

Balança
A balança comercial de produtos químicos do Estado do Rio de Janeiro abandonou o déficit histórico e passou a ter superávit em julho. Os dados da balança estadual, que mostram o avanço das importações em geral, serão divulgados hoje pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Espaço Publicitáriocnseg

Insegurança na rede
Os profissionais de Tecnologia da Informação, Direito e Segurança da Informação e universitários que participaram do I Batori Security Day, semana passada, em São Paulo, se debruçaram sobre dados impressionantes da máfia eletrônica, como vêm sendo chamados os ladrões que agem na Internet. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, as fraudes na Internet cresceram 856% no primeiro semestre deste ano, saltando de 142 nos primeiros seis meses de 2003 para 1.358 entre janeiro e junho de 2004.  Nos últimos oito meses foram desviados cerca de R$ 5 milhões pela rede e, apenas em abril passado, foram detectadas cerca de 3 bilhões de mensagens falsas relacionadas a fraudes bancárias.

Nas ruas
Ao anunciar, na noite de ontem, o próximo Rio – Centro de negócios e tecnologia, entre 1 e 3 de setembro na Marina da Glória, o presidente do Conselho de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Daniel Plá, defendeu a revitalização do comércio de rua no Rio: “O Rio ainda é a cidade brasileira de maior comércio de rua. Em São Paulo e Salvador os shoppings destruíram esse tipo de comércio”, criticou.

Vale tudo
Desde o Conselheiro Acácio sabe-se que os “mercados” são como aquele quadro do Silvio Santos: topam tudo por dinheiro. No entanto, mesmo os mais cínicos jamais pensaram ver os operadores financeiros vestirem a camisa de chavistas para realizar lucros nos mercados futuros de petróleo.

Modelo
O Instituto de Estudos Políticos e Sociais (Iepes) promove amanhã, na Fecomércio-RJ, o seminário Por um Modelo Alternativo para o Brasil, tendo como expositor o professor da UFRJ e integrante do Conselho Editorial do MM João Paulo de Almeida Magalhães. A palestra começará às 18h30 e terá como comentaristas Armando Castelar e Maurício Dias David, este último também conselheiro do MM. A Fecomércio fica na rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo. Mais informações pelo telefone (21) 2294-5243.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui