Coronavírus pode acabar com campanha eleitoral nas ruas

Candidatos vão ter que centralizar seus esforços nas redes sociais e na propaganda da TV.

Decisões Econômicas / 18:42 - 12 de mar de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O aumento dos casos de coronavírus vai mudar a dinâmica das campanhas eleitorais e já preocupa candidatos de todos os partidos às eleições municipais deste ano. Como fazer caminhadas em comunidades e centros comerciais apertando as mãos dos eleitores, distribuindo abraços, posando para selfies e pegando criancinhas no colo sem o risco de se contaminar ou disseminar a doença? Quem vai se arriscar apertar a mão do candidato? A população já tem aversão a políticos, com risco de contaminação por coronavírus, então!

 

Campanhas só nas redes sociais

Mas do que nunca, as campanhas vão ter que centralizar seus esforços nas redes sociais e na propaganda da TV. Será um desafio para os marqueteiros transformar políticos tradicionais em influencies digitais. O pleito deste ano será decidido, sem dúvida nenhuma, através das redes sociais. Quem conseguir se comunicar bem com os eleitores através de Instagram, Facebook e WhatsApp vai ter uma grande vantagem.

 

Paes lança candidatura este mês

Eduardo Paes (DEM) vai oficializar ainda este mês sua candidatura a prefeito do Rio. Vai com tudo em busca do seu terceiro mandato no Executivo Municipal. Cargo que ele considera “o melhor emprego do mundo”. O DEM também vai antecipar o anúncio de seus candidatos a prefeito de outros municípios fluminenses. Em Niterói o escolhido foi o vereador Bruno Lessa, que deixou o PSDB e se filiou ao DEM.

Paulo Ramos quer Guedes fora

O deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de afastamento de Paulo Guedes do cargo de ministro da Economia. O pedetista reuniu ao longo de 2019 documentos em juntas comerciais sobre a vida empresarial de Guedes. E convenceu-se de que o ministro possui “negócios ocultos” no ramo financeiro, ou seja, continua sócio de firmas, ainda que de forma disfarçada. O pedido de afastamento se baseia numa Lei de 1992, a 8.429, que trata de punições a agentes públicos em situações ocorridas durante a ocupação do cargo.

 

Economia de luz em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo e a Light fecharam parceria para um mutirão de tarifa social no bairro Sargento Roncalli. Com o benefício, a conta de luz dos moradores locais, todos de baixa renda, pode ficar até 65% mais barata. A população pôde trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes por até seis de led, que são mais econômicas, e agendar para fazer a substituição de geladeira antiga por uma nova e eficiente, sem custos.

Deputado Sérgio Louback

Segurança Presente em Nova Friburgo

Se o governador Wilson Wetzel quiser implantar o programa Segurança Presente no Distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, ele pode contar com o total apoio do deputado Sérgio Louback (PSC). O parlamentar apresentou na Alerj um projeto de lei autorizando o governador a tomar tal decisão. “O distrito tem uma área territorial extensa e grande densidade populacional, onde se localizam a maioria das indústrias de Nova Friburgo, bem como um número de agências bancárias com alta movimentação de clientes”, defende o deputado. Resta saber se a iniciativa está nos planos do governo.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor