30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Correspondência

O correio eletrônico é o serviço mais usado pelos internautas. A constatação é da pesquisa “Internet 2002 – Quais as Expectativas dos Internautas para o ano de 2002”, realizada pelo Instituto Opinia (www.opinia.com). Ele foi apontado por 99% dos entrevistados, seguidos pelos mecanismo de busca (96%), notícias (86%), downloads (85%), serviços públicos (74%) e home banking (73%). A pesquisa apontou ainda que 83% dos acessos domésticos a rede são feitos por telefone e que apenas 25% pretendem migrar para a banda larga este ano em busca de melhor performance. Ainda de acordo com a pesquisa do Opinia, o IG (gratuito) é o provedor com o maior número de usuários no país. O sítio mais visitado pelos internautas brasileiros, no entanto, é o do UOL (15%), seguido pelo Terra (8%) e pelo Bol (6%).

Portas abertas
Não são apenas a dengue, a escalada da violência, o desemprego dantesco as únicas heranças da política de desmonte do Estado iniciada por Collor e aprofundada pelo presidente FH. O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Sindical), Paulo Gil Introíni, denuncia que as importações fraudulentas recentemente descobertas na Zona Franca de Manaus são mais uma conseqüência da fragilização da aduana brasileira. Ainda segundo Introíni, o esquema “estourado” em Manaus é filho da mesma política de desmonte da aduana que facilita importações fraudulentas via Fundo de Desenvolvimento à Atividade Portuária (Fundap), que, enfatiza, propicia o contrabando de armas e drogas e a lavagem de dinheiro.
O Unafisco, que em novembro de 2001 lançara a campanha “Chega de Contrabando”, já alertara a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal sobre o problema. Para Introíni, as recentes descobertas comprovam a dimensão do problema que, de tão grave, está a merecer a convocação de uma CPI. Mas esse já remédio que provoca urticárias incontroláveis no tucanato e seus aliados.

Perdas nacionais
No dossiê enviado à Receita Federal e ao Congresso, os auditores fiscais revelam que pelo sistema de amostragem usado na fiscalização das cargas que ingressam no país e comandado a partir de um gabinete da Receita, em Brasília, cerca de 85% das cargas são liberadas, sem qualquer tipo de fiscalização, através do chamado canal verde.
O Unafisco estima ainda que as importações ilegais somem cerca de US$ 20 bilhões ao ano; a perda alcança algo como US$ 9,6 bilhões ao ano; e cerca de 1,5 milhão de empregos deixam de ser gerados nos setores industriais prejudicados pela concorrência das mercadorias contrabandeadas, que chegam a custar 50% menos que um similar legal.

Caça ao PT
A Polícia Federal vai dar proteção ao deputado Babá (PT-PA), que foi ameaçado de morte no início da madrugada de domingo. A proteção foi solicitada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara ao ministro da Justiça Aloysio Nunes. Para o deputado as ameaças têm relação com a sua atuação em defesa dos trabalhadores rurais sem-terra e também por apoiar o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).
No Rio, o assessor de gabinete do vereador Jorge Babú (PT), Alexandre Menino Macedo, foi assassinado com cerca de dez tiros de fuzil na manhã de ontem, no bairro de Campo Grande (Zona Oeste), onde morava. Eleito em 2000, o policial Babú causou uma crise no PT, já que foi apontado como integrante de um grupo linha dura da Polícia Civil, envolvido com grupos de extermínio. O vereador disse que desconhece o envolvimento do assessor com criminosos. “Se o crime foi por vingança, deve ter sido por razão passional”, afirmou.

Frente
Meses após ter anunciado que pretendia deixar o PSB, finalmente ontem o senador Saturnino Braga (RJ) oficializou no plenário do Senado que deixa o partido por discordar da candidatura do governador do Rio, Anthony Garotinho, à Presidência da República. Segundo discurso de Saturnino, a candidatura própria do PSB é “prematura, inviável, insensata e tola”. O senador defendeu a formação de uma frente de esquerdas em torno da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, provável candidato petista à Presidência. A tendência é que Saturnino vá para o PT.

Artigo anteriorLucros siderais
Próximo artigoAulas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.