Cortando a onda

90

Entre 1998 e 2002, durante o governo FH, 10.141 rádios comunitárias foram fechadas no Brasil e 3.631 pessoas foram indiciadas por ligações com essas rádios. Os dados foram apresentados por Ricardo Campolin, da Rádio Abraço, no IV seminário de Comunicação da CUT-RJ, realizado no fim de semana. Os números também mostram que se frustrou a esperança de ter no governo Lula um aliado para atuação dessas rádios, um dos raros espaços de comunicação fora dos grandes grupos econômicos ou controlados por políticos locais. Apenas em 2003, primeiro ano do governo petista, 4.412 rádios comunitárias foram fechadas. E em, 2004, só primeiro trimestre, já são 862 as rádios com as portas lacradas.

Usineiros voltam a atacar
O motorista pagou mais caro em outubro para andar de carro em relação a setembro. Impulsionado pela alta dos preços dos combustíveis, o custo de uso e manutenção do carro subiu 0,99% mês passado, conforme levantamento da Agência AutoInforme. Em todos meses do ano houve alta nos preços, sendo que o acumulado de janeiro a outubro é de 8,26%. A cesta de itens que compõem o levantamento inclui produtos, serviços, impostos e seguros. Em outubro o que impulsionou a alta foram os seguros e os produtos. Neste item, o álcool ficou 11,14% mais caro e a gasolina, 1,56%. O preço do seguro ficou 1,45% mais elevado. Os serviços ficaram mais baratos. Na média o setor teve queda de preço de 1,65%. A lavagem do carro simples (6,9%) e completa (6,7%) foram os itens que mais caíram de preço.

Anúncio móvel
O spam (mensagem não solicitada, normalmente propaganda que não interessa ao destinatário) não se limita aos e-mails nos computadores. Os celulares também sofrem com a praga. Nos Estados Unidos, são 165 milhões de usuários de telefonia móvel e 2,5 bilhões de mensagens SMS são enviadas por mês. É a plataforma de mídia mais cobiçada por anunciantes e este mercado deve bater em US$ 5 bilhões em fins de 2005, segundo a Mobile Marketing Association (MMA), que anunciou criação de um comitê antispam. Integram a MMA a VeriSign, a M7 Networks e a Ecessor, entre outras. A idéia não é impedir o envio de propaganda, mas criar um banco de dados em que os consumidores optem por receber ou recusar diversos tipos de campanhas.
No Brasil, o spam por enquanto está praticamente limitado às próprias operadoras de celulares, que enviam propaganda não solicitada a seus clientes.

Livre
Entra em operação hoje, em caráter experimental, o site da Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa, uma parceria da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Unesco no Brasil. O objetivo é trocar informações e acompanhar a liberdade de imprensa no Brasil. O endereço do site, cujo lançamento oficial será em 16 de fevereiro de 2005, é www.liberdadedeimprensa.org.br

Espaço Publicitáriocnseg

Prêmio
Laury Cullen Jr., engenheiro florestal e pesquisador do Instituto de Pesquisas Ecológicas, foi o único brasileiro vencedor do The Rolex Awards for Enterprise 2004, prêmio concedido pela empresa suíça Rolex, que contempla, a cada dois anos, dez pessoas de todo o mundo que realizam projetos inovadores para o bem coletivo nas categorias Ciência e Medicina; Tecnologia  e Inovação; Exploração e Descobrimentos; Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. O pesquisador foi premiado graças ao projeto Transformar agricultores em conservacionistas para preservar a Mata Atlântica e sua fauna, restaurar paisagens fragmentadas e cultivar economicamente em pequenas propriedades rurais, que projeto que reúne fazendeiros, assentados rurais e sociedades locais pela conservação da Mata Atlântica no Pontal do Paranapanema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui