Cosmética

19

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o escritor português José Saramago pôs o dedo na ferida: “Hoje em dia se pode discutir sobre tudo, menos o essencial: sobre a democracia de fachada em que vivemos. Quem manda hoje no mundo são as transnacionais industriais e financeiras. Nós hoje podemos, em teoria, eleger qualquer um, mas o eleito só pode ir até certo ponto. A partir daí quem manda, são elas. É preciso discutir esse tipo de democracia. Não podemos nos conformar em que não haja alternativas.”

Megaestado
O Brasil pode tornar-se o núcleo geográfico e histórico de um megaestado em formação na América do Sul. Absoluta prioridade do governo Lula, a integração sul-americana é o tema principal do livro Estratégia Nacional – A cooperação Sul Americana como caminho para a inserção internacional do Brasil, que o vice-presidente do BNDES, Darc Costa, lança amanhã. O livro teve origem na tese de doutorado escrita por Darc em 1999. Muitas idéias já haviam sido expostas na série de 30 artigos que o engenheiro e ex-coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra publicou, em 2000, no MONITOR MERCANTIL. O lançamento será às 18h30, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Av. Graça Aranha, 1 – 13º andar – Centro).

Sem-crédito
Cerca de 25 milhões de brasileiros estão com os nomes “negativados” na Serasa e, garante a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), muitos lançamentos são errados. Integrante da CPI que investiga a empresa de proteção ao crédito criada pelo sistema financeiro, Perpétua e outros deputados da comissão foram ontem ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci, defender um controle mais efetivo do governo sobre a liberação de recursos do microcrédito. Eles temem que, devido aos erros da Serasa, os brasileiros que mais necessitam de crédito terminem sendo excluídos do programa. Um milhão de produtores rurais estão com o nome “sujo”.

Pires
Existem hoje no Brasil cerca de 350 hospitais universitários e de ensino de medicina, a maioria na região Sul/Sudeste e, quase sem exceção, sofrendo com a penúria de verbas por causa dos cortes no orçamento da União, que destina o dinheiro para pagamento dos juros da dívida. As políticas públicas de saúde e o papel dos hospitais universitários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão em debate amanhã, a partir das 8h30, no auditório da Biblioteca Central da Unicamp, durante o I Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde.

Aniversário
A Honda Automóveis está completando seis anos da implantação da sua fábrica no Brasil, em Sumaré, no interior de São Paulo. A empresa foi a quinta montadora a se instalar no país, após um período de 21 anos. Nesses seis anos, a Honda investiu cerca de US$ 300 milhões. A emprega gera mil empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos.

Raiz
A Câmara Setorial da Mandioca deverá ser lançada oficialmente pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, até o final deste mês. A notícia teria sido dada pelo ministro ao presidente da Associação Brasileira de Amido de Mandioca (Abam), João Eduardo Pasquini.

Magro tem vez
O primeiro SPA para magros do Brasil será inaugurado no Rio de Janeiro no final deste mês. Localizado no Parque Nacional de Itatiaia, o SPA da Montanha, implantado por um grupo de médicos coordenado pela Dra. Sarah Moura, oferecerá técnicas ainda pouco conhecidas no Brasil em busca de uma melhor qualidade de vida, ao invés de ter somente uma preocupação estética.

Dois pesos
Salta aos olhos o contraste entre o tratamento dada pela imprensa aos deputados que defendem o respeito do PT aos seus compromissos históricos – tachados de radicais – e o deputado Fernando Gabeira – elogiado como “coerente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui