Cotação

A cerimônia do “dedaço” do PSDB em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi ungido o candidato tucano à presidência da República mostrou que ele está em alta entre seus correligionários. Utilizando o “aplaudômetro” como unidade de medida para mensurar o prestígio interno entre os tucanos, notou-se que, enquanto o ex-presidente FH, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o prefeito de São Paulo, José Serra – este, inclusive, quando citado por Alckmin em seu discurso – receberam aplausos pouco mais do que protocolares, o governador de São Paulo foi ovacionado pelos correligionários ao ter seu nome anunciado como candidato tucano pelo presidente do partido, senador Tasso Jereissati.

Localizado
Em tempo, o “aplaudômetro” tucano mediu apenas o prestígio interno. Sobre o apoio do eleitorado, só se saberá a quantas anda Alckmin quando as urnas forem abertas em outubro. Para ser bem-sucedido nessa caminhada, o governador paulista terá de ir muito além de chamamentos à unidade partidária e mostrar-se capaz de superar o atraso petista sem repetir o desastre tucano, marcado na alma dos brasileiros pelo interminável governo FH.

Outra visão
Luiz Gonzaga Belluzzo, João Manuel Cardoso de Mello e outros economistas distantes dos analistas financeiros que pululam na grande imprensa estarão nestas quarta e quinta-feira no Seminário Caminhos do Crescimento, realizado pela Câmara dos Deputados. A presença de nomes heterodoxos, que farão o contraponto a figurinhas carimbadas, como Luciano Coutinho e José Márcio Camargo, provocou arrepios na imprensa chapa branca, acostumada a monólogos.
A nota de divulgação do seminário tem trechos que justificam o nariz torcido dos neoliberais: “A opção brasileira por um projeto que prioriza a estabilidade, sem obter grandes investimento externos e internos no setor produtivo, é apontado por especialistas como um dos fatores que explicam o crescimento menor que a média mundial. Segundo essa corrente, apesar de atingir a estabilidade, o país não consegue diminuir o desemprego, aumentar o PIB ou gerar renda sem crescimento econômico. Enquanto isso, os Estados Unidos deram início a um ciclo mundial de crescimento baseado na política monetária expansionista, acoplada a um câmbio politicamente administrado na China.”
O seminário vai analisar temas como o Plano de Metas de JK, o papel do Banco Central e os investimentos em infra-estrutura. A abertura será às 9h30

Lista negra
Empresas de telefonia e do mercado financeiro são as campeãs de reclamações recebidas pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Não causa surpresa, não só pelo grande número de clientes de ambos os serviços, como pela qualidade do serviço prestado. A presidente da comissão, Cidinha Campos (PDT), apresenta, nesta quarta-feira, Dia Internacional do Consumidor, a lista das dez empresas que mais causaram problemas aos consumidores.

Alternativa
Uma cooperativa de crédito para atender às companhias associadas ao Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj), principalmente as micro e pequenas empresas, opção para o empresariado fluminense aos bancos comerciais, com o atrativo de juros e serviços bancários a taxas inferiores à média do mercado, pode ser o resultado prático do seminário “Cooperativas de crédito – opção para os empresários”, nesta quarta-feira. Brasília, Minas Gerais e São Paulo têm cooperativas bem sucedidas. O presidente da Frijan e do Cirj, Eduardo Eugenio Goveia Vieira, porém, é um entusiasta da política econômica que mantém os juros elevados e permite aos bancos cobrarem tarifas à vontade, com aumentos a seu bel-prazer.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorContra o golpe
Próximo artigoNovo endereço

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais