Na reta final dos trabalhos a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia teve uma quinta-feira agitada durante o depoimento do empresário Danilo Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos, empresa apontada de contatar o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, para discutir detalhes de uma medida provisória que autorizava a compra de imunizantes caso a agência indiana tivesse aprovado a vacina em questão.
Trento foi apontado pelo suposto lobista Marconny Faria como o verdadeiro “dono” da Precisa, aquele com quem as conversas sobre as intenções da Precisa em contratos com o Ministério da Saúde eram tratadas. De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da Comissão, foram recebidas informações de que “Danilo e Maximiano viajaram juntos à Índia para as negociações em torno dos testes de Covid e da vacina Covaxin”.
O depoente respondeu a poucas perguntas, atitude que irritou os senadores, mas negou ter participado da negociação da Covaxin. O depoimento também foi marcado por bate-boca e troca de ofensas entre os senadores Jorginho Mello e Renan Calheiros, relator da CPI.
A CPI também aprovou a convocação do empresário Luciano Hang, além da advogada Bruna Morato, que representa os médicos que produziram um dossiê com denúncias sobre a Prevent Senior. Os dois depoimentos estão relacionados: o nome da mãe de Luciano Hang aparece no dossiê. De acordo com o documento, a certidão de óbito dela foi fraudada.
Tudo indica que os trabalhos da CPI da Pandemia, com término marcado para o fim deste mês avancem até outubro. Isso porque, investigações paralelas descobertas na comissão e que não foram exploradas poderão ter outro destino. Segundo a CNN, as investigações sobre desvios nos hospitais federais do Rio de Janeiro deverão ser desmembradas em órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Polícia Federal (PF). O montante de acordos sem licitação somava R$ 28,8 milhões.
A rede federal de saúde no Rio de Janeiro tem seis hospitais: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado. Há ainda outras três unidades especializadas: Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Instituto Nacional de Cardiologia (INC).