A CPI dos Trens, da Alerj, descobriu o que todo mundo já sabia: o governo não tem conhecimento dos problemas que afetam diariamente milhões de passageiros da SuperVia. Os membros da Comissão foram informados que o governo investiu mais de R$ 1,4 bilhão no modal, mas não sabe como o dinheiro foi gasto porque nem a Secretaria Estadual de Transportes, nem a Agetransp, a agência reguladora, fiscalizaram o uso da verba. Os parlamentares também ficaram sabendo que, das 104 estações existentes, apenas 23 têm acessibilidade e só 21 possuem banheiros.
Audiência pública em Petrópolis
O relator da comissão especial da Alerj criada para acompanhar e fiscalizar os desdobramentos da tragédia de Petrópolis, o deputado estadual Marcus Vinícius (PTB), quer fazer uma audiência pública na cidade para ouvir representantes do município e do Governo do Estado para saber o que cada órgão municipal e estadual está fazendo para recuperar a cidade e dar moradia aos perderam tudo com as chuvas de março. A ideia do deputado é fazer uma espécie de acareação e acabar com o jogo de empurra entre as entidades.
Samba em pauta
Aproveitando a semana de Carnaval fora de época, o deputado Coronel Jairo (SDD) protocolou um projeto de lei na Alerj para tornar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Mais controle sobre dados da Saúde
O deputado Anderson Moraes (PL) protocolou um projeto de lei na Alerj para evitar que informações sobre saúde sejam divulgadas por órgãos, entidades e empresas prestadoras de serviços públicos sem o devido aval da Secretaria Estadual de Saúde. O parlamentar quer impedir que cidadãos recebam conteúdos sobre saúde pública sem a análise do órgão competente.
Menos um na briga por vaga no TCE
As recentes acusações de nepotismo contra o deputado Márcio Pacheco (PSC) minaram sua candidatura a uma vaga de conselheiro do TCE. Seguem no páreo agora apenas dois parlamentares, Rosenverg Reis (MDB) e Val Ceasa (Patriota). A Alerj ainda não definiu quando será a escolha do substituto do conselheiro Aloysio Neves, que se aposentou mês passado.