Crédito imobiliário via SBPE avançou 84% em outubro

232
mercado imobiliário
Chave da casa (ilustração CC)

O crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somou R$ 13,86 bilhões em outubro, um salto de 84% ante mesmo mês de 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). “Em valores nominais, o volume financiado em outubro marca o segundo recorde mensal consecutivo da série histórica iniciada em julho de 1994”, informou a Abecip.

Na base mensal, cresceu 7,4%. No acumulado do ano até outubro, os empréstimos do sistema para financiar compra e construção de imóveis aumentaram em 48,8% frente ao mesmo intervalo do ano passado, para R$ 92,67 bilhões, acima do resultado de todo o ano de 2019.

Na segunda-feira (23), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou o balanço do mercado imobiliário no 3º trimestre de 2020. De acordo com o balanço, o país registrou um aumento de 8,4% nas vendas de imóveis novos (apartamentos) nos primeiros nove meses de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo os dados, nos primeiros nove meses do ano houve uma redução de 27,9% nos lançamentos de imóveis e uma redução de 13% na oferta, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Em relação ao 2º trimestre de 2020, os lançamentos no 3º trimestre subiram 114,1%. Apesar do grande aumento, os números ainda não compensam as perdas do 1º semestre”, explicou em nota a CBIC.

Espaço Publicitáriocnseg

Foram coletadas informações de 150 municípios, sendo 20 capitais, de Norte a Sul do Brasil. Algumas cidades foram analisadas individualmente ou dentro das respectivas regiões metropolitanas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui