Cresce a demanda por educadores financeiros no mercado brasileiro

Brasil ocupa a 74ª posição no ranking global que avalia sobre alfabetização da população em educação financeira, ficando atrás de alguns dos países mais pobres do mundo, como o Zimbábue.

Uma pesquisa realizada em 2019 pelo S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey (Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s) revelou que o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking global que avalia sobre alfabetização da população em educação financeira, ficando atrás de alguns dos países mais pobres do mundo, como o Zimbábue.

A pandemia escancarou ainda mais essa defasagem dos brasileiros e fez crescer o interesse da população jovem adulta pela instrução financeira, já que a grande maioria não a recebeu ao longo da educação básica.

Com isso, há um aumento expressivo na demanda por educadores financeiros, profissional que ajuda pessoas físicas comuns a conhecerem o mercado financeiro, entenderem como os investimentos funcionam, bem como orienta o investidor a realizar um planejamento financeiro eficiente e de forma independente.

“Há algum tempo, os investidores focavam em imóveis e/ou poupança. Com a sofisticação do mercado financeiro, outros produtos passaram a ser ofertados, especificamente pelos gerentes de banco, e quase sempre com opções onde eles recebiam um alto valor de comissão. Em uma outra fase, houve o crescimento do número de corretoras de valores independentes, que também pagam comissão aos seus assessores de investimento, e eles, por sua vez, acabam orientando o investidor com conflito de interesses, oferecendo produtos nos quais eles têm uma maior taxa de rebate. Aí entra a figura do educador financeiro, que através de uma consultoria, apresenta os melhores ativos do mercado de acordo com a situação de cada investidor ou mesmo um planejamento financeiro eficiente, de forma totalmente independente.” – esclarece o educador financeiro Arthur Lemos.

Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e formado pelo Programa de Profissionais do Mercado Financeiro da Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Programa CVM de Professores para Mercado de Capitais, Arthur Lemos fundou a Empreender Dinheiro, plataforma digital de Educação para Investidores que já conta com mais de 28 mil alunos e assinantes. Ele identificou essa demanda e resolveu criar uma metodologia própria para formação de educadores financeiros, onde além dos valores éticos e do conhecimento técnico necessário para o exercício da profissão, ele revela alguns segredos que usou para se fortalecer no mercado, para construir autoridade nesse setor e, principalmente, para monetizar o trabalho.

No dia 23 de março, tem início uma nova turma do YouCash®, curso idealizado por ele para formação de educadores financeiros e que já formou cerca de 300 profissionais.

Realizado no formato EAD, o curso oferece uma formação completa, dividida em 23 módulos que passam pela perspectiva ética da profissão, pelo conhecimento técnico, e também sobre a construção de um negócio nesse segmento.

O YouCash® também oferece o CFED® – Certified Financial Educator, a primeira certificação de Educadores Financeiros do Brasil. Reconhecida pelo MEC como curso de extensão, a certificação é concedida aos alunos que tiverem aproveitamento maior que 70% no Exame de Certificação ao final do programa.

“Como toda nova atividade que surge através da demanda do próprio mercado, a profissão do educador financeiro ainda não é regulamentada, mas tem se mostrado um nicho de mercado rentável para os profissionais éticos e com conhecimento técnico” – destaca Arthur.

As inscrições podem ser realizadas no link: https://bit.ly/2OjnMtv.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Teoria econômica é tema de workshop gratuito

Trazer novas contribuições das atuações em seus respectivos campos de pesquisa

Karla Sabah lança ‘On A Clear Day (You Can See Forever)’ no dia 2/6

Lançamento acontecerá nas plataformas e no YouTube.

15 anos de Estética In Rio

Setor continua sendo um dos mais indicados para investimentos 2022.

Últimas Notícias

SP é o segundo estado com maior potência de energia solar em telhados

Geração própria de energia solar no Rio ultrapassa 49,8 mil conexões em telhados e pequenos terrenos.

Mais de um terço das famílias relata queda da renda mensal

Estudo destaca comportamento das pessoas sobre gastos e dívidas no primeiro trimestre; mais impactados são famílias de menor renda.

Despesas de planos médicos atingiram R$ 206 bi na pandemia

Estudo mostra que aumento de 24% durante um ano está relacionado com a retomada de procedimentos médicos a partir de 2021.

Tunisianos investem em azeite orgânico para entrar no Brasil

Segundo executivo, Tunísia está em primeiro lugar no ranking global de azeites orgânicos.

População mais pobre está bastante pessimista em relação ao Brasil

Em contrapartida, segundo a Associação Comercial de São Paulo, classes AB e C mostram cada vez mais confiança na economia do país.