Cresce participação de mulheres no franchising

Segundo ABF, participação no setor avançou de 46% para 57% entre 2015 e 2024; já modelo de microfranquias cresceu 87% no Brasil

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Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

De acordo com o mais recente estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. O levantamento também indica alta da presença feminina nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, de 19% para 29% no período analisado.

Em relação às operações franqueadas, o estudo aponta que as mulheres também passaram a ser maioria, elevando a fatia de 48% para 51% no período pesquisado. E na liderança dessas operações franqueadas, identificou-se que três em cada 10 (32,2%) são mulheres.

Entre as razões para esse crescimento está o maior alcance das mulheres a cursos de formação profissional, uma vez que a tecnologia tem democratizado o acesso a informações e recursos; o crescimento de redes de apoio e programas de mentoria voltados para mulheres; as alterações nas dinâmicas familiares (com uma maior participação dos pais em tarefas domésticas e cuidados com os filhos, permitindo às mulheres buscarem mais oportunidades para empreender e trabalhar); além das próprias empresas estarem mais engajadas na promoção da diversidade em seus quadros.

Outro dado que comprova esse movimento no mercado é o da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou um recorde histórico de mulheres ocupadas: 43,380 milhões em 2023. São classificadas como ocupadas as pessoas que exerceram atividade profissional (formal ou informal, remunerada ou não) durante pelo menos uma hora completa na semana de referência da pesquisa.

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Para Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, primeira e única mulher a presidir a entidade por dois mandatos (2013 a 2016), a evolução da participação feminina no franchising é um sinal de progresso e inovação.

“Sabemos que empresas mais diversas e inclusivas são mais eficientes e lucrativas e o franchising oferece um caminho mais estruturado e acessível para empreendedores de todos os perfis. Isso é muito benéfico, especialmente para as mulheres que buscam equilibrar responsabilidades familiares, empresariais e profissionais”, ressalta.

Segundo a Pesquisa de Microfranquias realizada pela ABF, a participação das mulheres como principais executivas nas marcas de microfranquias puras (com modelos de negócios exclusivamente no valor de investimento inicial de até R$ 135 mil) aumentou de 12% para 18% entre maio de 2022 e maio de 2024. Entre os segmentos com mais líderes mulheres estão saúde, beleza e bem-estar (20% delas são a principal executiva ante 17% dos homens), alimentação (16% ante 11%), moda (7% ante 4%), hotelaria e turismo (5% ante 2%) e entretenimento e lazer (4% ante 2%).

Outro levamento, este do Portal do Franchising, também traz dados que apontam a maior participação feminina no setor. De acordo com o portal, de janeiro a julho deste ano, as mulheres foram a maioria em número de acessos, com 52,1%, enquanto os homens ficaram com 47,9%.

O estudo da ABF também identificou que, de 2015 para 2024, houve queda de 22% para 7% no total de mulheres que trabalham nas franqueadoras e têm algum vínculo familiar com os sócios.

A pesquisa revelou, ainda, que mais do que dobrou o percentual de franquias que buscam ampliar o espaço para o público feminino na liderança. Enquanto em 2015 o percentual de redes que incluíam ações em prol do equilíbrio da diversidade de gênero em sua liderança somava 29%, em 2024 este índice saltou para 63%. Além disso, metade das empresas franqueadoras (50,1%) afirmaram monitorar ações na diversidade de gênero em cargos de liderança. Em 2015, eram apenas 7,2% delas.

O estudo contou com 395 entrevistas realizadas entre 9 de abril a 14 de maio, que representam 45% do faturamento do setor e 32% das operações.

Além disso, também segundo a ABF, o segmento de microfranquias registrou um crescimento expressivo: o número de marcas aumentou 87% entre maio de 2021 e maio de 2023. Este aumento representa um crescente interesse dos pequenos investidores por modelos de negócios seguros, de qualidade e acessíveis. A pesquisa da ABF, que analisou 1.375 redes associadas, também revelou que a participação das microfranquias subiu de 37% para 44% no período. E pelo que apontou a pesquisa, esse tipo de negócio continuou a se desenvolver em 2024 e neste ano.

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