Black Friday: 98% das lojas físicas pretendem participar

Levar a mercadoria na hora e negociar descontos maiores atraem o consumidor para as lojas físicas, diz o CDL-Rio

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Black Friday (Foto: ABr/arquivo)
Black Friday (Foto: ABr/arquivo)

Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas-Rio) mostra que é de 98% o número de lojas físicas que pretendem participar da Black Friday, 3% mais do que no ano passado. Mais de 90% dos lojistas entrevistados acreditam que a promoção possa incrementar as vendas em até 8%, com oferecimento de descontos não apenas no dia, mas ao longo da semana.

Para os lojistas eletrodomésticos, eletrônicos/informática, smartfones, roupas e calçados e artigos para casa e decoração serão os produtos mais procurados.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio, o resultado das vendas de produtos da promoção no ano passado igualou-se em alguns casos às vendas natalinas e a antecipação da data também é uma forma de atrair clientes.

“Numa época de dificuldade para o comércio, a Black Friday representa uma boa ferramenta de marketing e uma excelente oportunidade para oferecer promoções. Mas, devido à proximidade com o Natal, há sempre o risco de afetar as vendas de fim de ano, de tal modo que os descontos estimulem os consumidores a anteciparem suas compras das festas natalinas. Caberá a cada lojista, dependendo do seu segmento e do seu público alvo, avaliar e dosar os preços promocionais, de forma a obter bons resultados sem prejudicar o movimento nas lojas no período natalino”, explica.

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Ainda de acordo com o presidente do CDL-Rio e do Sindilojas-Rio, o ano passado mais de 40% preferiram comprar nas lojas físicas durante a Black Friday.

“A principal justificativa é levar a mercadoria na hora, além da possibilidade de negociar mais desconto”, conclui Aldo.

Em São Paulo, a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, iniciou nesta semana uma série de encontros com as maiores empresas varejistas em atividade no país. O objetivo é conhecer as ofertas e experiências que elas estão preparando para o período da Black Friday.

O critério de escolha das empresas convidadas a dialogar com o Procon-SP de forma antecipada foi a posição delas no ranking anual das mais reclamadas em 2022, com destaque para aquelas relacionadas ao período de Black Friday, em sua maioria sobre o não cumprimento de oferta (não entrega do produto; entrega de produto diferente ou incompleto, entre outras).

“Nosso objetivo é promover uma análise antecipada das ações pensadas pelas empresas e oferecer orientações mais estruturas para a adequação das ofertas e das experiências que serão oferecidas aos consumidores”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor-executivo do Procon-SP.

Ainda segundo ele, “esta iniciativa busca também reduzir a quantidade de problemas e, consequentemente, de reclamações, o que significa trabalhar a relação entre consumidores e fornecedores de forma antecipada, desde a concepção das ações e promoções. Assim, acreditamos que adotar uma atitude proativa pode auxiliar ainda mais a população residente no Estado de São Paulo e que está em busca de algum produto para adquirir durante a Black Friday.”

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