Criado grupo de trabalho da CCCEU para fortalecer cooperação China-UE na indústria automobilística

A Câmara de Comércio da China para a União Europeia (CCCEU) realizou o Fórum de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China & Europa-China 2025 em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira. Durante o fórum, o Grupo de Trabalho Automotivo foi estabelecido para fortalecer a colaboração entre as montadoras chinesas e suas contrapartes europeias.

130
Foto tirada em 25 de abril de 2024 mostra um veículo de nova energia produzido pela BYD, montadora líder de veículos de nova energia da China, em uma fábrica da BYD em Zhengzhou, na Província de Henan, centro da China. (Xinhua/Li Jianan)
Xinhua - Silk Road

Lisboa, 18 fev (Xinhua) — A Câmara de Comércio da China para a União Europeia (CCCEU) realizou o Fórum de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China & Europa-China 2025 em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira. Durante o fórum, o Grupo de Trabalho Automotivo foi estabelecido para fortalecer a colaboração entre as montadoras chinesas e suas contrapartes europeias.

Na cerimônia de inauguração, Liu Jiandong, presidente da CCCEU, destacou o progresso significativo do setor de veículos de nova energia (NEV) da China nos últimos anos. Ele observou que a China está na vanguarda mundial da inovação tecnológica, da integração da cadeia industrial e da expansão do mercado nesse setor.

Liu enfatizou que a demanda por NEVs no mercado europeu está crescendo rapidamente, e a CCCEU espera aprofundar a cooperação com os parceiros europeus em pesquisa e desenvolvimento, fabricação, cadeias de suprimentos, marketing e outras áreas importantes.

“O estabelecimento do Grupo de Trabalho Automotivo fornecerá uma plataforma dedicada para comunicação e cooperação entre empresas automobilísticas chinesas e europeias, apoiará atualizações industriais e contribuirá para a transformação do setor automotivo global em direção a um futuro mais verde, mais inteligente e mais digital”, disse ele. Ele também ressaltou o grande potencial de cooperação entre a China e a UE nesse setor.

Espaço Publicitáriocnseg

Zhang Hui, vice-presidente da Nio Europe, foi nomeado como o primeiro presidente do grupo de trabalho. Ele delineou as três principais missões do grupo, a saber, estabelecer uma plataforma de comunicação e colaboração para as empresas automobilísticas chinesas na Europa, proteger e promover os interesses das empresas automobilísticas chinesas na Europa e fortalecer a cooperação entre as montadoras chinesas e seus parceiros europeus.

Fundada em 2018 e com sede em Bruxelas, a CCCEU representa mais de 100 membros e mais de 1.000 empresas financiadas pela China na Europa. Fim

Leia também:

Lucros industriais da China caem 0,3% nos dois primeiros meses
Cinturão e Rota
Lucros industriais da China caem 0,3% nos dois primeiros meses

Beijing, 27 março (Xinhua) — O lucro combinado das principais empresas industriais da China caiu anualmente 0,3% nos dois primeiros meses de 2025, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira. Empresas industriais com uma receita anual proveniente de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,79 milhões de dólares […]

Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil
Cinturão e Rota
Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil

O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil.

Investimentos de empresas globais na China adicionam impulso à inovação
Cinturão e Rota
Investimentos de empresas globais na China adicionam impulso à inovação

Beijing, 27 março (Xinhua) — Aproveitando a onda da abertura de alto nível da China, empresas estrangeiras estão utilizando as vantagens da segunda maior economia do mundo e participando de sua busca por inovação, para alcançar uma cooperação ganha-ganha. Em Shanghai, a sede de P&D da Takeda na China e na região Ásia-Pacífico alcançou simultaneamente […]

Bolsa de Valores de Shanghai e B3 do Brasil assinam memorando sobre cooperação em interoperabilidade de ETF
Cinturão e Rota
Bolsa de Valores de Shanghai e B3 do Brasil assinam memorando sobre cooperação em interoperabilidade de ETF

A Bolsa de Valores de Shanghai (SSE, na sigla em inglês) e a B3 do Brasil assinaram na última quinta-feira um memorando de entendimento sobre a interoperabilidade de ETF (exchange-traded fund), levando a cooperação sino-brasileira no mercado de capitais para uma nova etapa.

China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez
Cinturão e Rota
China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez

O Banco Popular da China, o banco central do país, conduziu uma operação de instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano no valor de 450 bilhões de yuans (cerca de US$ 62,68 bilhões) para manter a liquidez razoável no sistema bancário do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui