Possibilitar a 46 menores o acesso à cultura, alimentação, artes, esportes e língua inglesa é o pilar que sustenta as metas do Projeto Social Luz e Paz (PSLP). “Somos uma organização que visa proporcionar atividades educacionais, culturais e esportivas para, prioritariamente, às famílias das comunidades dos bairros de Piedade, Água Santa e Encantado, no Rio de Janeiro”, afirma Gedilsa de Melo Ferreira, diretora do projeto.
Atualmente são 46 crianças cadastradas, sendo 26 crianças (6 a 11 anos) e 18 adolescentes, com idade até 18 anos “Temos todo o mobiliário, computadores e material didático. Além disso, forneceremos de almoço e lanche para todos os voluntários e assistidos do projeto”, destaca Gedilsa.
O projeto surgiu em março de 2016 com a extinção do Lar de Santa Barbara e São José (LSBSJ), onde Gedilsa era voluntária. “As crianças e famílias ficaram sem direcionamento e, por isso, o Projeto Social Luz e Paz foi criado. Uma grande família feliz esse é o lema que herdamos do LSBSJ, reforço escolar e dignidade. Atua utilizando a cultura como ferramenta de educação.”
Além o empenho dos benfeitores o PSLP passou a contar com a Rede 10, programa de ajuda mediante colaboração monetária a partir de R$ 10. “Trata-se de mais uma frente de apoio , ao projeto que atualmente proporciona o atendimento de segunda a quinta-feira, com atividades educacionais, culturais e esportivas, reforço escolar, música, dança e capoeira”, agradece Tia Dilsa, como é chamada pela garotada. Mais informações no linktr.ee/projetosocialluzepaz