Longe de resolver a crise, a decisão do governo Barack Obama de bancar com dinheiro público a maior parte das perdas do sistema financeiro deve deflagrar nova bolha, de estouro previsível, mas proporções desconhecidas. Como o total do rombo continua desconhecido por todos, é impossível calcular a conta a ser paga pelo contribuinte estadunidense. Além disso, a opção por capitalizar os combalidos bancões do país para que voltem a se alavancar e retomar o mercado de crédito é repetir a fórmula que levou à crise atual.
Coelho enamorado
Páscoa, nos últimos anos, não se limita a chocolate. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), que ouviu 500 lojistas cariocas. Segundo Aldo Gonçalves, presidente da entidade, o comércio aposta na Páscoa como um novo Dia dos Namorados, oferecendo outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, cartões criativos e kits montados nas papelarias ao gosto do cliente, roupas (infantis e de adultos), jóias e bijuterias entre outros artigos.
“Com isso, o comércio está direcionando seu foco não apenas para as crianças, mas também para os adultos”, explica Gonçalves.
Otimismo
Segundo a pesquisa do CDL-Rio, 78,1% acreditam em vendas maiores do que o ano passado; 37,5% aumentaram a variedade de mercadorias; e 9,4% investiram no treinamento para melhorar o atendimento. Os lojistas estimam também que o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar em torno de R$ 50.
Chocolate
Chocolates, coberturas e recheios para a Páscoa são os destaques da Nestlé FoodServices, área especializada em alimentação fora do lar da Nestlé, na 21ª Super ExpoFood. Uma das maiores feiras de alimentos e equipamentos da América Latina, que deve reunir 40 mil empresários do setor, o evento começou nesta segunda, no Rio, e termina quinta-feira.
Solidariedade
Identificar e compartilhar boas práticas e inovações sociais capazes de promover desenvolvimento socioeconômico que atenda às necessidades de toda a população e preserve o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras. Este é o objetivo do VI Fórum da Sociedade Civil Latino-Americana e da 3ª Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária, promovidos pela Legião da Boa Vontade (LBV). Os eventos ocorrerão no próximo dia 31, a partir de 9h30, no Palácio do Itamaraty (Av. Marechal Floriano, 196, Centro – Rio de Janeiro, RJ).
Nome aos bois
Diferentemente da primeira vez em que depôs na CPI dos Grampos, em agosto passado, quando manteve-se em silêncio, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pelas investigações que levaram à prisão do banqueiro Daniel Dantas, promete dar “nome aos bois” e expor “os meandros da corrupção no Brasil” ao retornar à comissão, dia 1º. No mesmo dia, o PSOL promove ato de solidariedade a Protógenes em frente ao Congresso Nacional.
Às praças
Um dia depois, Protógenes participa, às 17h, na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, de ato público do PSOL em defesa dos trabalhadores, contra o desemprego, a corrupção e a impunidade. O ato será encabeçado pela presidente Nacional do partido, ex-senadora Heloísa Helena.