Com um dezembro mais próspero, todos os segmentos automotivos tiveram alta em relação ao mês anterior. No balanço do ano de 2021, contando com o mercado automotivo completo – automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos agrícolas – as vendas cresceram 10,57% sobre 2020. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
“Ainda vivemos uma crise global, de abastecimento de insumos e componentes na indústria, e novos desafios têm surgido para o setor, como os constantes aumentos nas taxas de juros, que vêm impactando nos financiamentos. Ainda assim, conseguimos fechar o ano de 2021 com o 12º melhor resultado, desde 1957”, avaliou José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, recém-eleito para o triênio 2022-2024.
Autoveículos ficaram estáveis
As vendas de autoveículos totalizaram 1.974.431 unidades. Esse volume não é tão empolgante porque representa um pequeno avanço de 1,21% sobre 2020, ano crítico de pandemia, com muitas fábricas fechadas e produções limitadas por quase todo o período.
A recuperação esperada para 2021, contudo, não aconteceu. Falta de componentes, como borracha, plásticos e, sobretudo, semicondutores, levaram a indústria a uma crise de oferta sem precedentes.
A estimativa é de que cerca de 500 mil carros deixaram de ser produzidos no Brasil por causa das paralisações das fábricas sem componentes. Só a planta de Gravataí (RS), da General Motors, que monta 1 Onix por minuto, ficou sem produzir o modelo até – então mais vendido do Brasil – de março a agosto.
Comerciais leves e caminhões são destaques
Em automóveis e comerciais leves, a alta de pouco mais de 1%. Mas olhando de perto, esse avanço foi puxado pelo segmento de picapes e furgões, que cresceu 24,24%, enquanto automóveis retraiu -3,56%.
O segmento de caminhões foi o que mais cresceu em relação a 2020: 42,82%, com a boa performance de modelos pesados. Do total de 127.357 das unidades vendidas em 2021, 64.753 (ou 50,84%) foram dos pesados, apoiados pelo crescimento dos setores de agronegócio, construção civil e mineração. Entre os pesados, o mais vendido foi o Volvo FH 540.
Crescimento de 2022 poderá ser menor
Diante deste cenário, a entidade que representa os distribuidores de veículos, faz uma projeção de alta de 5,2% para todo o setor este ano, ante 10,57% de 2021 sobre 2020.
“Nossos estudos apontam para o crescimento de todos os segmentos automotivos. Mas, é claro que situações conjunturais podem afetar essas estimativas, considerando que a indústria ainda sofre com a falta de insumos e componentes eletrônicos, que estamos diante de uma economia ainda turbulenta e iniciando um ano em que teremos eleições, que costumam criar um cenário de incertezas”, afirma Andreta Jr.
Strada é líder no Brasil. E no Rio, Compass é o campeão
O ano encerra com um comercial leve no topo das vendas. A Fiat Strada foi a líder isolada de emplacamentos no Brasil, seguida pelo Hyundai HB20 e Fiat Argo. Confira o ranking dos mais vendidos em 2021.
Top 10 dos mais vendidos em 2021 no Brasil
Modelo |
Unidades |
1º Fiat Strada |
109.107 |
2º Hyundai HB20 |
86.455 |
3º Fiat Argo |
84.644 |
4º Jeep Renegade |
73.913 |
5º Chevrolet Onix |
73.623 |
6º Jeep Compass |
70.906 |
7º Fiat Toro |
70.890 |
8º Volkswagen Gol |
66.228 |
9º Fiat Mobi |
65.847 |
10º Hyundai Creta |
64.759 |
Fonte: Fenabrave
As vendas do Rio de Janeiro se diferenciam de boa parte do país. A Strada, líder no Brasil, não chega a estar entre os 10 mais vendidos no Estado. No Rio, os SUVs e compactos são realmente os preferidos dos consumidores. Confira.
Top 10 dos mais vendidos em 2021 no Rio de Janeiro
Modelo |
Unidades |
1º Jeep Compass |
4.870 |
2º Jeep Renegade |
4.799 |
3º Hyundai HB20 |
4.514 |
4º Fiat Argo |
4.095 |
5º Hyundai Creta |
4.079 |
6º Chevrolet Onix |
3.670 |
7º Honda HR-V |
3.590 |
8º Fiat Toro |
3.551 |
9º Nissan Kicks |
3.303 |
10º Renault Kwid |
3.257 |
Fonte: Fenabrave