26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Crise global

Se a atual direção do clube bancar publicamente o que diz nos bastidores, nos próximos dias o futebol brasileiro deve ser palco de novo escândalo envolvendo a cartolagem. Segundo a denúncia, um ex-dirigente de futebol teria depositado a primeira parcela recebida de uma agremiação européia relativa à venda de uma jovem promessa do clube no… Lehman Brothers. Com a quebra do bancão estadunidense, o cartola teria visto sua casa em Angra do Reis virar fumaça.

A história não acabou
Apenas 20 anos depois da anexação da Alemanha Oriental por sua parte Ocidental, não poderia existir resposta mais emblemática aos que acalentavam o desejo que aquele fato assinalasse o congelamento da História do que o principal personagem capaz de evitar que a atual recessão mundial caminhe para uma depressão mais grave do que a de 1929 seja a China, país cujo planejamento centralizado e a forte intervenção estatal o fazem crescer a dois dígitos por ano durante cerca de uma década.

Neve no Rio
A falta de luz em algumas regiões do Rio de Janeiro foi justificada pela concessionária de energia pelo excesso de consumo devido ao calor. Outra concessionária, a do metrô, atribui o calor nos vagões ao fato de serem composições antigas, sem um sistema de ar condicionado que aguente as elevadas temperaturas. Realmente, a capital fluminense é uma cidade de clima ameno, onde temperaturas acima de 35° foram registradas, nos últimos cem anos, em apenas, digamos… cem anos.

Desculpa
Melhor seria culpar o aquecimento global. Pelo menos daria mídia.

Pró-fila
Outra concessionária, de telefonia fixa, deixou clientes da Região dos Lagos fluminense sem conseguir completar ligações, devido ao excesso de demanda no fim de semana de sol e praia. Descobre-se, assim, que as concessionárias de serviços públicos atentam contra o capitalismo: nada de querer mais consumidores para lucrar mais. O próximo passo deve ser deixar na fila quem quiser utilizar o serviço. Quem sabe distribuir senha aos interessados em ligar o ar condicionado para amenizar o calor: “Número 37, pode ligar o ar de 20h15 às 20h35!”

Encontros
Nesta quarta, às 19h, na Mega Store Saraiva Ibirapuera, acontecerá o lançamento do livro Encontros (Ônix Editora, 147 páginas, R$ 21), de Sisenando Pereira do Vale. Este livro, que fecha a trilogia Poemas do Verso, mostra “uma visão intimista de encontros com a pessoa amada, com os familiares, amigos queridos e com o Criador Supremo”.

Deslize
Placa da Prefeitura de Maricá, município da Região dos Lagos fluminense, anuncia obras para muro de contenção de encosta. Para o bem do dinheiro público, espera-se que a construção seja de melhor qualidade que a placa, que só não foi ao chão porque ficou apoiada em uma árvore.

Coisas do coração
O Brasil vai sediar, nestas terça e quarta-feira, o 36º Congresso Mundial de Hospitais. O evento, que será realizado no Hotel Windsor Barra, tem como objetivo estimular a cooperação entre os associados, a troca de experiências e o aperfeiçoamento da gestão de saúde em todos os níveis. Alguns hospitais, entre eles o Pró-Cardíaco, instituição com 50 anos de existência, receberão representantes do congresso para uma visita técnica após o encerramento do evento.

Concurso
Problemas ocorridos na prova de informática do concurso para ingresso em Furnas, realizado domingo, motivaram tensas reuniões nesta segunda-feira, na sede da estatal. Essa coluna não se surpreenderá se a prova for anulada.

Artigo anteriorSonhos de Meirelles
Próximo artigoAbrir a porteira
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.