Crise na Cedae será debatida na Alerj

Estado fará campanhas pela doação de medula óssea.

Decisões Econômicas / 22:24 - 23 de jan de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A crise que se instalou na Cedae nas últimas semanas, por conta da distribuição de água de qualidade duvidosa à população, será um dos principais temas dos debates na Alerj assim que terminar o recesso parlamentar. A privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro precisa da aprovação dos deputados estaduais. O assunto já esteve na ordem do dia da Alerj em várias ocasiões desde o governo Marcello Alencar (1995-1999), que privatizou uma série de empresas estatais como a Cerj (Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro), Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro), Conerj, Ceg (Companhia Estadual de Gás), Flumitrens e Metrô, mas encontrou resistência dos deputados e não conseguiu privatizar a Cedae.

Estado fará campanhas pela doação de medula óssea

O governador Wilson Witzel sancionou a lei, de autoria do deputado Waldeck Carneiro (PT), que inclui no Calendário de datas comemorativas do Estado do Rio de Janeiro o Agosto Laranja, sobre a conscientização da doação de medula óssea. Instituído no dia 30 de agosto, de 2006, o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (EM)é representado pela cor laranja e, desde então, o mês de agosto ficou conhecido como “Agosto Laranja”, onde ocorrem promoções de eventos para fazer com que cada vez mais pessoas saibam o que é doença, como diagnosticá-la, tratá-la e viver bem com ela.

Prefeitura de Niterói promove curso de legislação eleitoral a seus servidores

A Prefeitura de Niterói mandou para a sala de aula agentes públicos de várias secretarias. O curso, ministrado pela Procuradoria Geral do Município, teve o objetivo de capacitar os funcionários em relação à publicidade institucional no período eleitoral e abordou as principais legislações referentes ao tema e exemplos concretos de condutas lícitas e ilícitas durante o período eleitoral. Tudo para evitar problemas com a Justiça Eleitoral, que anda mais rigorosa do que nunca.

Axel Grael será candidato a prefeito de Niterói

Por falar em Niterói, esta semana o prefeito de lá, Rodrigo Neves (PDT), definiu que Axel Grael (PV) será o candidato da situação nas eleições municipais deste ano. Além de Grael, disputavam a indicação e o apoio de Neves o deputado estadual Paulo Bagueira (SDD), cotadíssimo para ser vice na chapa de Axel, e a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer (PDT). Rodrigo Neves está em seu segundo mandato e não pode disputar a reeleição. Axel Grael foi vice-prefeito de Neves no seu primeiro mandato e sua família, tradicional em Niterói, é formada por velejadores campeões olímpicos.

Gustavo Schmidt dará explicações ao Colégio de Líderes da Alerj

O principal adversário de Axel Grael à Prefeitura de Niterói, o deputado estadual Gustavo Schmidt (PSL) terá que dar muitas explicações ao Colégio de Líderes e à corregedoria da Alerj assim que o recesso parlamentar acabar, em fevereiro. Ele está sendo acusado de usar parte da verba de gabinete para pagar o aluguel de um imóvel que funciona como comitê eleitoral de um correligionário em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Curso de Libras para Bombeiros Civis

A Câmara Municipal de Petrópolis, na Região Serrana, aprovou lei tornando obrigatório o ensino de libras nos cursos de formação de Bombeiros Civis. A medida é para facilitar a comunicação dos bombeiros com pessoas com deficiência auditiva em caso de emergência. Por lei municipal, a presença do Bombeiro Civil é obrigatória em casas de shows, shoppings centers, universidades, supermercados, e locais fechados com grande circulação de pessoas no município. O último censo realizado pelo IBGE em 2010 apontou que na ocasião havia mais de 10 milhões de surdos no Brasil.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor