Se lá fora os Estados assumiram o prejuízo dos bancos e repassaram a conta para a população, no Brasil o setor financeiro não está sequer sendo afetado pela maior crise desde 1929. Segundo o economista Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Análises e Previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 2008 e 2011, os banqueiros de olhos castanhos comemoram crescimento de 23,1%, contra queda de 5,7% da indústria de transformação. Já a extração mineral – nome substituto para Petrobras – ganhou 12,8%, no mesmo período.
Adernou
O governador do Rio, Sérgio Cabral, teria criado uma comissão para estudar a revisão da concessão da empresa Barcas S/A, em função do péssimo serviço prestado à população, confidenciou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Júlio Bueno. Quando solicitado a dar mais detalhes, Bueno se esquivou e preferiu deixar o assunto com a Casa Civil do governo.
Nosso ICMS
Júlio Bueno defendeu a reforma tributária, mas frisou que é fundamental a descentralização do poder do Governo Federal que, segundo ele, quer fazer a reforma utilizando “o nosso importante imposto que é o ICMS. Por isso, defendemos a guerra fiscal, desde que não prejudique o país”.
Além do salário
Pesquisa com executivos feita pela Catho Online mostrou que os três principais benefícios oferecidos pelas empresas são: vale transporte (72%), assistência médica (64%) e vale refeição (54%). Para a maioria dos profissionais empregados, os benefícios recebidos no emprego atual são melhores do que os recebidos no emprego anterior. Porém, quando comparado com o mercado, consideram os seus benefícios abaixo da média, com exceção das empresas de grande porte. Participação nos lucros e auxílio educação são benefícios bastante valorizados, embora raros no mercado.
Democracia
Engenheiros de todo o país assinaram manifesto em defesa da instalação e dos trabalhos da Comissão da Verdade. O documento será entregue à ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, na próxima semana, no Clube de Engenharia, no Rio, quando será homenageado o ex-deputado e também engenheiro Rubens Paiva, desaparecido durante o regime militar. O manifesto destaca que não há qualquer conflito entre a Comissão e a Lei da Anistia, e que essa apuração faz avançar a democracia, esclarecendo de vez o paradeiro dos mortos e desaparecidos.
Ressuscitar de novo
O economista José Carlos de Assis, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não faz coro aos analistas que apontam para uma recuperação da Europa, sobretudo após o expressivo superávit em conta corrente no último trimestre do ano passado (4,4 bilhões de euros) e do repasse trilhionário do BCE aos bancos. “No final de 2009, dizia-se que o pior já tinha passado, que os países desenvolvidos estavam se recuperando”, lembrou Assis, integrante do Conselho Editorial do MM e colaborador desta página 2.
Poucas e boas
A área de consultoria da Totvs abriu as inscrições, até 9 de abril, para 23 vagas de consultores juniores e estagiários – 16 vagas para São Paulo e sete para os do Rio de Janeiro. Os interessados devem ter ensino superior completo (consultor júnior) ou estarem cursando Engenharia (estagiário), conhecimento avançado em Excel, inglês intermediário, entre outros pré-requisitos. Inscrições: cadastro no banco de currículos no site http://consulting.totvs.com.br ou via e-mail para danielle.shibayama@totvs.com.br (SP) e patrícia.barbosa@totvs.com.br (RJ). O assunto do e-mail deve ser “Consultor”.
Univitelinos
A “americanalização” da política brasileira, na feliz expressão do cientista político Nelson Coutinho, produz paradoxos que, juntos se explicam. Assim como se teve um líder do DEM transformado em paladino da moral e dos bons costumes pela mídia udenista, tem-se agora o silêncio estrondoso do PT em relação ao pedido de cassação do mandado do ainda senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Órfãos do Demóstenes
A crescente exposição pública das relações do ex-líder do DEM no Senado Demóstenes Torres com Carlinhos Cachoeira também respinga em reality shows tupiniquins e programas congêneres, que, em seu moralismo seletivo, ajudaram a construir a imagem de vestal do demista.