Cristina avança

100

Ao contrário do que tentam fazer crer órgãos de mídia tupiniquins, a oposição ao Governo Cristina Kirchner saiu mais fraca das eleições para prefeito de Buenos Aires. Mauricio Macri, de centro-direita, que busca a reeleição, obteve praticamente os mesmos 47% dos votos que conquistara em 2007. Daniel Filmus, candidato do Partido Justicialista, da presidente, passou de 23% para 28% dos votos. Fernando Pino Solanas, candidato da esquerda, que não concorrera há quatro anos, obteve 13% da preferência. O PRO, partido de Macri, ficou com 14 cadeiras das 30 cadeiras da Câmara.

Prévia
Macri continua favorito ao segundo turno, que será realizado em 31 de julho, mas com escassas chances de obter os 61% que conseguiu em 2007. A eleição deve ser bem mais apertada, com possibilidades reais do candidato de Cristina desbancar o atual prefeito.
Antes das presidenciais, em 23 de outubro, haverá eleições para as províncias argentinas de Santa Fé e Córdoba, marcadas para 24 de julho e 7 de agosto, respectivamente.

Novo Brasil
Em 2010, a Capes – que comemorou nesta segunda-feira 60 anos – concedeu 116 mil bolsas, sendo 58 mil no país, 5 mil no exterior e 53 mil para a educação básica. No ano anterior, ajudou na formação de 50.168 mestres e doutores. O Portal de Periódicos da Capes, maior biblioteca virtual brasileira de informação científica, registrou mais de 67 milhões de acessos em 2010. Este ano, superou a marca de 29 mil títulos.
Entre 2007 e 2009, o Brasil ampliou em 56% o número de artigos em publicações científicas de alto padrão e passou da 15ª para a 13ª posição no ranking das nações com maior volume de produção acadêmica. No triênio 2007-2009, o Brasil formou mais de 139 mil mestres e doutores.

Rumo ao milhão
O Banco do Brasil contabiliza mais de 800 mil acessos por mês em sua plataforma no iPad.

Espaço Publicitáriocnseg

Na mão do cambista
As filas para obter ingressos para assistir aos Jogos Mundiais Militares crescem dia a dia. Mesmo levando-se em conta que a entrada é gratuita, mas lembrando que o interesse é muito menor que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, fica o alerta para que o esquema de venda de jogos não siga o padrão dos campeonatos de futebol brasileiros.

Maquiladoras
O dado, publicado em artigo nesta página, semana passada (“Segurança jurídica para agropecuária”, de Antonio Júlio Junqueira de Queiroz), merece ser destacado: a agricultura, presente em todos os municípios de São Paulo, é o único setor com superávit no comércio exterior paulista (US$ 12,13 bilhões em 2010). Sem ela, o déficit comercial seria bem maior do que os US$ 15,48 bilhões registrados no ano passado. Sendo São Paulo o maior produtor industrial brasileiro, vê-se que a compra de componentes no exterior para mera montagem aqui cresce na mesma proporção em que se valoriza a moeda brasileira.

Novo petróleo
A denúncia está na Internet, mas tem o respaldo de alguns setores militares que conhecem a região: está ganhando força e respaldo da lei, em Mato Grosso do Sul, o movimento que pretende transformar a principal região produtora de grãos, carne e riquezas numa enorme reserva indígena. O acesso ao aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água potável do mundo, que se encontra a poucos metros da superfície do solo, também seria exclusividade das ONGs e instituições internacionais. “Parece improvável, mas várias propriedades já foram desapropriadas para essa função”, alertam.

Civil de novo
As veladas acusações, envolvendo o PT e o ministro Paulo Bernardo nos problemas descobertos no Ministério dos Transportes, devem respingar na ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, mulher de Bernardo. Um consultor, conhecedor dos negócios das empreiteiras, alerta a esta coluna que “basta verificar quais foram os grandes financiadores da campanha de Gleisi Hoffmann.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui