Cágado

Nem a mudança no Ministério da Fazenda, nem a escalada do preço do petróleo no mercado internacional farão com que o Copom altere o ritmo de queda da Taxa Selic na reunião que se encerra nesta quarta-feira, analisa o conselheiro econômico do Sindicato das Financeiras do Rio de Janeiro, Istvan Kasznar. Ou seja, os juros caem para 15,75% e chegarão a 15% no final de maio para, em seguida, nas próximas reuniões, caírem em níveis próximos a 0,25 ponto, fechando 2006 em 14% ao ano ou menos.

Relâmpago
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu pouco mais de uma semana, imprensada por dois feriados, para a consulta pública sobre o leilão de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, previsto para 12 de junho. A agência propõe a realização de leilão eletrônico pela Internet, quando serão negociados contratos de compra de energia com início de suprimento em 2009. Na primeira fase, serão disputadas autorizações para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e, “eventualmente, concessões para usinas hidrelétricas com potência instalada acima de 30 megawatts, que disponham de licença ambiental e cujo prazo de construção seja compatível com a entrega da energia”, segundo a Aneel. Os vencedores desta etapa terão direito a participar da segunda fase, na qual será feita a comercialização dos produtos ou montantes de energia relativos às novas usinas arrematadas na fase anterior e aos projetos sem contratação citados anteriormente. A documentação ficará no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no item Audiências/Consultas/Fórum.

Sobe
Garotinho continua sua ascensão nas pesquisas – por enquanto, apenas para divulgação interna dos institutos. Como, apesar da ampla exposição na mídia, Alckmin ainda não emplacou e Lula ainda sofrerá – nas pesquisas – as consequências dos escândalos, acendeu o sinal amarelo nas hostes neoliberais.

Orgulho do Piauí
Amaldiçoado na Esplanada dos Ministério e no Planalto, o caseiro Francenildo Costa virou herói em sua terra natal. Para os piauienses, orgulhosos do papel do caseiro no episódio que defenestrou o ministro Antonio Palocci da Fazenda, é Padim Ciço no céu e Francenildo na Terra.

Coleguinha
Depois de ajudar a desmontar a entrevista-palestra do então ministro Antonio Palocci – ao apontar contratos entre a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Leão&Leão ignorado por jornalistas extasiados com a performance de Palacci – César Maia volta mostrar que é melhor como jornalista do que prefeito do Rio. O repórter investigativo Maia divulgou dados sobre o sigilo do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, em seu blog.

Leis
Mais de 7,5 mil páginas, leis, medidas provisórias, decretos e decretos-leis, portarias, resoluções e lista de abreviaturas e siglas usadas no setor de telecomunicações estão disponíveis na biblioteca da Anatel (www.anatel.gov.br/biblioteca). Trata-se da Coleção Brasileira de Direito das Telecomunicações, que traz um índice alfabético e remissivo com mais de nove mil itens para pesquisa.

Greve
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) antecipou para o dia 27 a assembléia que irá decidir sobre a deflagração de uma greve nacional da categoria a partir de 2 de maio. Os auditores fiscais, que apresentam o plano de carreira como carro-chefe das reivindicações, cobram do Executivo uma proposta concreta para o reajuste salarial da categoria. De acordo com a presidente do Unafisco do Rio de Janeiro, Vera Teresa Balieiro, há uma grande defasagem nos vencimentos dos auditores, que contrasta com a sensível evolução da receita da União nos últimos anos.

Fim
A situação calamitosa na Lightpar, denunciada por esta coluna e pela Acredite se Puder, no caderno Financeiro, será encerrada nos próximos dias.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDiscreto charme
Próximo artigoFora das Alagoas

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais