Cágado

Caso o Brasil mantenha os níveis atuais de crescimento, o país terá em 2022 um PIB per capita equivalente ao que o Chile, por exemplo, possui hoje. O cálculo é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi. Após 25 anos padecendo da falta de investimento em infra-estrutura e do constante desmonte de equipes técnicas, o setor garante estar preparado para não deixar o PAC empacar.

Czar
Embora vá gerir um orçamento de R$ 520 bilhões, em impostos e contribuições – equivalente a 70% da riqueza nacional – e comandar 35 mil funcionários, o futuro secretário da Super Receita (fruto da fusão das Receitas Federal e da Previdência) não terá seu nome submetido ao Senado, como ocorre, por exemplo, com a diretoria do Banco Central.
Para tentar democratizar esse processo, os auditores-fiscais preparam uma lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público Federal; da Transparência Brasil; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Perfil
“Quais os critérios de escolha e qual o perfil desse supersecretário? Será um político da base aliada, seguindo a forma que vem sendo divulgada para a futura composição do novo governo?”, questiona o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em São Paulo (Unafisco-SP). A entidade defende que o escolhido pertença ao quadro funcional da Receita; não tenha filiação partidária; nem cargos no Unafisco; nem denúncia do Ministério Público acolhida pelo Judiciário; tenha reputação ilibada; e capacidade técnico-administrativa para exercer o cargo.

Execução
Uma das principais mudanças na nova execução extrajudicial de títulos é a que possibilita ao devedor opor embargos sem depósito. Pelo regime anterior, explica o advogado e professor da PUC-Rio Luciano Vianna Araújo, “a ação de execução fundada em título executivo extrajudicial exigia, como requisito para a oposição dos embargos à execução, a garantia do juízo, seja pela penhora, na execução por quantia certa; seja pelo depósito, na execução para entrega de coisa”.
Junto com o desembargador Sílvio Capanema e o ex-procurador Ary da Silveira Madruga, Araújo participa, nesta quinta-feira, de debate sobre a execução de títulos em seminário na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Rua Erasmo Braga, 115, 4º andar).

Fetiche da periferia
Ao responder à cobrança do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o Banco Central não deve insistir na busca de uma inflação abaixo da meta de 4,5% – o que no dogmatismo do BC se resume à manutenção dos juros reais mais elevados do mundo – o presidente do banco, Henrique Meirelles, alegou que “todo Banco Central mira no centro da meta de inflação”. E continuou: “É isso que fizemos nos últimos quatro anos.”
Por todos, Meirelles deve entender apenas BCs de países de baixo crescimento. O Fed, o BCE e o BC do Japão, por exemplo, sequer têm meta de inflação.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBye bye, Bush
Próximo artigoDéficit primário

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.

Evergrande, Fed e Copom

Bovespa encerrou o segundo dia de alta com +1,84% e índice em 112.282 pontos, mas na máxima chegou a atingir 113.321 pontos.