Cágado

Caso o Brasil mantenha os níveis atuais de crescimento, o país terá em 2022 um PIB per capita equivalente ao que o Chile, por exemplo, possui hoje. O cálculo é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi. Após 25 anos padecendo da falta de investimento em infra-estrutura e do constante desmonte de equipes técnicas, o setor garante estar preparado para não deixar o PAC empacar.

Czar
Embora vá gerir um orçamento de R$ 520 bilhões, em impostos e contribuições – equivalente a 70% da riqueza nacional – e comandar 35 mil funcionários, o futuro secretário da Super Receita (fruto da fusão das Receitas Federal e da Previdência) não terá seu nome submetido ao Senado, como ocorre, por exemplo, com a diretoria do Banco Central.
Para tentar democratizar esse processo, os auditores-fiscais preparam uma lista tríplice que será encaminhada ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público Federal; da Transparência Brasil; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros.

Perfil
“Quais os critérios de escolha e qual o perfil desse supersecretário? Será um político da base aliada, seguindo a forma que vem sendo divulgada para a futura composição do novo governo?”, questiona o Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em São Paulo (Unafisco-SP). A entidade defende que o escolhido pertença ao quadro funcional da Receita; não tenha filiação partidária; nem cargos no Unafisco; nem denúncia do Ministério Público acolhida pelo Judiciário; tenha reputação ilibada; e capacidade técnico-administrativa para exercer o cargo.

Execução
Uma das principais mudanças na nova execução extrajudicial de títulos é a que possibilita ao devedor opor embargos sem depósito. Pelo regime anterior, explica o advogado e professor da PUC-Rio Luciano Vianna Araújo, “a ação de execução fundada em título executivo extrajudicial exigia, como requisito para a oposição dos embargos à execução, a garantia do juízo, seja pela penhora, na execução por quantia certa; seja pelo depósito, na execução para entrega de coisa”.
Junto com o desembargador Sílvio Capanema e o ex-procurador Ary da Silveira Madruga, Araújo participa, nesta quinta-feira, de debate sobre a execução de títulos em seminário na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Rua Erasmo Braga, 115, 4º andar).

Fetiche da periferia
Ao responder à cobrança do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o Banco Central não deve insistir na busca de uma inflação abaixo da meta de 4,5% – o que no dogmatismo do BC se resume à manutenção dos juros reais mais elevados do mundo – o presidente do banco, Henrique Meirelles, alegou que “todo Banco Central mira no centro da meta de inflação”. E continuou: “É isso que fizemos nos últimos quatro anos.”
Por todos, Meirelles deve entender apenas BCs de países de baixo crescimento. O Fed, o BCE e o BC do Japão, por exemplo, sequer têm meta de inflação.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBye bye, Bush
Próximo artigoDéficit primário

Artigos Relacionados

Não, a Petrobras não quebrou

Na época em que os preços dos combustíveis não eram descontrolados, caixa da estatal era superior ao atual.

Hood Robin e o ICMS nos combustíveis

Reduzir impostos tira da sociedade para dar a poderosos.

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Últimas Notícias

O cenário da construção civil para 2022

Por Victor Gomes.

Leilão de privatização da Codesa é marcado para 25 de março

Em Vitória a capacidade de movimentação portuária é de 7 milhões de toneladas

‘Olhos de Água’, romance delicado e apaixonante

Por Paulo Alonso.

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças

Governo vai pedir informações a estados para saber quantas doses vão precisar

Receita abre segunda-feira consulta a lote residual do IR

Total das restituições atinge R$ 281,9 milhões