31.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Cálculos

Um dia depois de o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), David Zylberzstajn, afirmar ser impossível estimar o aumento da produção de petróleo e quantificar a entrada em funcionamento dos novos postos para determinar o valor dos royalties que caberiam ao governo do Rio de Janeiro, o presidente da Petrobras, Henri Reischtul, deu a resposta. A produção de óleo, segundo ele, vai crescer 3,2% ao ano e chegar a 2,4 milhões de barris/dia em 2008.

Gringo
Dialog, Unicon e Intelig. Esses são os nomes que a multinacional Bonari está colocando em votação pública para escolher a razão social para atuar no Brasil em concorrência com a Embratel. Mesmo tendo como garotas-propagandas Letícia Spiller, Adriane Galisteu e Deborah Seco, que farão apelos pela televisão, a maioria dos consumidores ficará surpresa com a origem dos nomes, o que provavelmente dificultará o sentido da existência da espelho da Embratel. Nomes em português, nem pensar – não combina com a globalização.

Falência
O governador Mário Covas deve abrir o olho. Seguidor da política neoliberal de FH e Cia., o governador paulista ontem foi obrigado a enfrentar protesto de  mais de 15 mil servidores estaduais.

Atrás da notícia
A Associação dos Antigos Alunos da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro está fazendo um trabalho pouco valorizados na redações de hoje: apuração. Com 900 ex-alunos já cadastrados, a associação está pesquisando fichas e ligando para os ex-integrantes de todas as turmas da ECO. Segundo o presidente da associação, Sebastião Amoedo, o objetivo é cadastrar três mil ex-alunos.

Aduana
A Aduaneiras, especializada em comércio exterior, realiza, nos dias 19 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro, o curso “Importação – Práticas e Normas Gerais”, ministrado pelo administrador de empresas e comércio exterior Selenir Martins. Entre os temas abordados, a classificação de mercadorias, Incoterms, afretamento, Siscomex, câmbio, transportes e seguros, drawback, barreiras à importação e acordos antidumping.

Hecatombe
Felizmente, o mundo não acabou desta vez, ainda. Mesmo assim é preciso tomar muito cuidado. O modelo econômico neoliberal tem um poder de destruição enorme.

Inventividade
Ah, se a imprensa “chapa branca” que trata o PDV do governo FH para os servidores como uma oportunidade ímpar de negócios tivesse o mesmo despreendimento na hora de coçar o próprio bolso para bancar as perdas com a desvalorização cambial. Nesse caso, o Proer do BNDES não passaria de uma quimera.

Calado
Questionado sobre o que o presidente FH teria a dizer sobre as declarações do governador de Minas, Itamar Franco - que ameaçara desviar os rios que abastecem a hidrelétrica de Furnas caso esta empresa seja privatizada – o porta-voz da Presidência, Georges Lamaziere, foi sucinto: sem comentários.

Paciência
Se a Prefeitura do Rio não pretende que as multas de trânsito funcionem apenas como uma máquina arrecadadora, deveria providenciar a sincronização dos sinais da cidade. É um verdadeiro teste de paciência andar de carro por algumas ruas, como a Praia do Flamengo, onde é quase impossível passar por dois sinais verdes seguidos, apesar de ser uma via de trânsito – teoricamente – rápido.

Cautela
Projeto de lei incluindo a disciplina “Introdução à Comunicação de Massa” nos currículos do ensino básico e de segundo grau foi apresentado pelo senador Geraldo Cândido (PT-RJ). Os professores seriam jornalistas, publicitários, relações públicas e radialistas. Como a iniciativa, segundo o parlamentar, parte do princípio de que a mídia é fundamental para a compreensão da realidade, resta alertar para o fato de que a disciplina, se chegar às salas de aula, não pode se espelhar no trabalho da imprensa “chapa branca”, baseado na desinformação e na deformação.

Fusão
O comentário no setor de aviação é de que a Vasp seria a empresa mais interessada na fusão das quatro grandes companhias aéreas brasileiras. E teria conseguido importantes aliados no Governo Federal para tentar fazer a proposta decolar.

Artigo anteriorCoronel tucano
Próximo artigoDonos da bola
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.

UE planeja iniciar gastos de grande fundo de recuperação em meses

Incerteza econômica na Alemanha continua em 2021; economista mantém previsão de crescimento do PIB do país em +3,5%.

Exterior abre positivo e Copom no radar interno

Na Ásia, Bolsas fecharam sem sinal único; Hong Kong registrou avanço de 1,08%.

Índice Ibovespa futuro opera entre perdas e ganhos

No momento, o futuro do índice Ibovespa está em alta de 0,03% e o futuro do dólar está em queda de -0,34%.

Comportamento indefinido

Ontem, logo cedo, Europa seguia a trilha de alta dos mercados da Ásia, o mesmo acontecendo com o mercado americano.