A culpa é da Dilma!

Os jogos olímpicos, como não podia deixar de ser, também permitem observar o papel da mídia e de boa parte dos jornalistas. Os mesmos veículos de comunicação que no jornalismo político se revelam golpistas, sensacionalistas e parciais, exibem comportamento semelhante na cobertura da Olimpíada. O caso dos defeitos nas obras da Vila Olímpica encontrados até agora possibilitam comparar com o tratamento dado pela mesma mídia quando os problemas acontecem, por exemplo, em projetos do Minha Casa Minha Vida.

A busca por notícias positivas para apoiar o governo interino será facilitada pelos jogos. Qualquer medalha ganha pelo Brasil será creditada à confiança no país após o afastamento da presidente Dilma; prováveis fracassos serão debitados na conta do PT, que não apoiou o esporte.

O porto e o Rio

A Prefeitura do Rio instalou a Comissão Permanente para Assuntos Portuários da Prefeitura (Cpap-Rio). O presidente será André de Seixas, diretor-presidente da Usuport-RJ, representante dos usuários; o vice, Guilherme Carvalho, diretor da companhia Docas; o primeiro-secretário será Luiz Henrique Carneiro, diretor-presidente dos Terminais Multirio e Multicar e do Sindicato dos Operadores Portuários (SindopeRJ); e o segundo-secretário, Everton Schmidt, presidente da Praticagem do Rio.

Criada pelo Decreto 41.929, a comissão vai integrar as atividades econômicas do Porto do Rio à nova infraestrutura de mobilidade da cidade, com o objetivo de melhorar a produtividade dos polos regionais e criar uma relação entre a cidade e a atividade portuária.

Entre as ações desenvolvidas está a elaboração de estudos para a criação de acessos e conexões intermodais, além da instalação de sinalização apropriada para melhorar a logística dos acessos terrestres ao porto por vias públicas de responsabilidade do município.

Práticos unidos

O presidente da Federação Nacional dos Práticos (Fenapraticos), Otávio Fragoso, foi reconduzido ao cargo. A principal bandeira é organizar os sindicatos dos práticos a nível nacional. Ele explicou que já existem sete sindicatos filiados à Federação, e a ideia é chegar a 16, agregando todas as 22 zonas de praticagem. Fragoso assumiu o compromisso de lutar pela justa remuneração aos profissionais, sem tabelamentos de preços, a exemplo do que faz o Conapra. A posse deverá ser em agosto.

A lei é para todos

A Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis) defende que sejam feitas vistorias mecânicas periódicas nos veículos do Uber, Cabify e WillGo. Os prestadores de serviços de transporte público, em suas várias modalidades – frotas de ônibus, táxi, escolar, fretamento e motofrete – precisam, de acordo com a Lei 13.241/01 e o Decreto 43.582/03, da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, passar por inspeções veiculares.

Desaposentado

A Justiça Federal de São Paulo concedeu nesta terça-feira nova vitória aos aposentados que retornam ao mercado de trabalho e continuam a contribuir com a Previdência Social, através da chamada desaposentação. Um aposentado de São José dos Campos, que trabalha na Embraer, garantiu o direito de receber uma nova aposentadoria em 60 dias. O valor pula de R$ 3.662,68 para R$ 5.189,82. Causa ganha por Murilo Aith, sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados.

Risco cirúrgico

É ensurdecedor o silêncio do Conselho Federal de Medicina quanto a denúncias de que cardiologistas reaproveitavam material cirúrgico, descumprindo normas da Anvisa. Talvez o CFM esteja muito ocupado criticando os profissionais cubanos do Mais Médicos.

Rápidas

A ABRH-RJ reúne vencedores do Prêmio Ser Humano nesta quarta-feira, às 13h30, em um Café Literário no auditório do Campus Presidente Vargas da Estácio de Sá (RJ) *** As mudanças políticas na Argentina, Brasil e Peru, o processo de paz na Colômbia e o agravamento da crise econômica e institucional na Venezuela estarão em discussão entre 17 a 19 de agosto durante a Junta Ampliada do Ceal – Conselho Empresarial da América Latina, que será realizado em Manágua, capital da Nicarágua *** Ao longo de agosto, o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) realizará uma série de eventos alusivos ao aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827, por meio de decreto imperial, Nessa data é comemorado o Dia do Advogado. Detalhes em http://www.iargs.com.br/ *** A Gefco, empresa de logística, nomeou Patrick Bonaly vice-presidente para a América Latina. O executivo atuava como diretor geral no Brasil há três anos *** As associações Olímpica e Paralímpica Britânica, a Prefeitura de Londres e a campanha do governo britânico Great Britain organizaram a British House, que ficará localizada no Parque Lage, durante os Jogos Olímpicos (de 5 a 21 de agosto) e no Shopping Metropolitano da Barra, durante os Paralímpicos (4 a 18 de setembro). Serão organizados vários eventos voltados a investidores. Programação em www.britishhouserio.com

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...