Um dos debates no Fórum de Cooperação de Mídia China–América Latina e Caribe 2024 foi sobre a questão da cultura, essencial para atingir o objetivo de cooperação e aproximação entre as populações das regiões. Afinal, América Latina e Caribe sofrem pesada influência da máquina de propaganda política e cultural dos Estados Unidos, Hollywood e canais de streaming à frente; ter acesso à cultura produzida na região e na China é fundamental para aprofundar os laços entre eles.
A Mesa 2 teve como tema “Aprofundar os intercâmbios culturais e interpessoais e promover laços interpessoais”. Luís Guillermo Díez Atienza, representante do Monitor Mercantil na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e membro do Conselho de Cultura da entidade, respondeu à pergunta da mediadora: “A distância entre a China e a América Latina e o Caribe é longa, mas a história de trocas amigáveis e aprendizado mútuo das civilizações remonta aos tempos antigos. Então, quais tipos de atividades são mais populares em programas de intercâmbio cultural entre a América Latina e a China? Como você pensa que poderemos continuar a promover a inovação e o desenvolvimento no intercâmbio cultural e na cooperação entre a China e o Brasil no futuro?”
Guillermo Atienza fez questão, logo no início, de homenagear Marco Polo Sampaio Moreira Leite, que foi presidente do Conselho Superior da Associação Comercial, e um dos grandes nomes na relação entre Brasil e China. “Certamente ele estaria aqui [no Fórum].” Marco Polo faleceu em 2022.
Destacando traços que unem a cultura ocidental, de origem grega, com a cultura milenar chinesa, Atienza ressaltou a importância de transformar competição em colaboração pelo bem comum. Ele ressaltou também a característica cultural do Brasil, formada na miscigenação dos povos que constituem a cultura brasileira.
Finalizando, Atienza lembrou que a cultura é expressão da alma, e citou de forma livre um poema do dramaturgo espanhol Antônio Machado: “Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar.” Interessante traço de união, já que, como lembrou a mediadora do Diário do Povo, há uma expressão chinesa de forma e sentido muitos parecidos.
O Fórum de Cooperação de Mídia China–América Latina e Caribe 2024, que ocorreu no Rio de Janeiro na semana passada, foi coorganizado pelo Diário do Povo, da China, e pelo Monitor Mercantil e reuniu 64 delegados da mídia de 11 países da região, além do Brasil e da China. Estiveram presentes também 43 representantes de entidades, empresas e da Embaixada da China no Brasil e do Consulado chinês no Rio de Janeiro. Em comum, o objetivo de construir “uma comunidade de futuro compartilhado entre os nossos países”, como destacou a vice-presidente do Diário do Povo, Hu Guo. O tema geral do Fórum foi “Aprendam Mutuamente, Conhecimento e Aproximação Recíproca”.
Rápidas
O Sindigás realizará, nesta quinta-feira, no Hotel Prodigy SDU, o 12º Encontro do Fórum Permanente do GLP no Rio de Janeiro, com a presença do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, do diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia, da diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, Heloisa Borges, e do Gerente Executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Paes, entre outros *** Caio Barbosa, CO-CEO e fundador da Lumx, realizará aula sobre blockchain para empresas nesta quarta. Inscrições gratuitas aqui *** Nesta quarta-feira, 19h, o IAG, A Escola de Negócios da PUC-Rio, promoverá um evento online, gratuito e ao vivo, para tirar dúvidas sobre o curso “Mercado do Livro: da Gestão Editorial à Gráfica”. Mais informações aqui.